Menu
Busca segunda, 26 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
DENGUE

HU de Dourados integra grupo estadual de combate ao Aedes aegypti

28 novembro 2017 - 11h54Por Da Redação

O HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foi elencado como uma das instituições parceiras na recém-lançada ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, que reúne órgãos públicos e privados, por iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Por meio da Sala de Situação Regional da Grande Dourados, o hospital participará das atividades de conscientização das comunidades interna e externa ao HU, além de ser membro do grupo que articulará ações e decisões em caso de possíveis surtos e/ou epidemias, ocupando papel relevante na prevenção às doenças ocasionadas pelo mosquito na região.

Diante disso, uma equipe interna foi formada, com representantes do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) e da Comissão de Biossegurança, contando com o apoio do Setor de Hotelaria Hospitalar.

Como primeira atuação, os apoiadores da campanha no HU de Dourados iniciaram a identificação do prédio com faixas afixadas nas áreas externas e deram início a um circuito de panfletagem com o material educativo produzido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O objetivo é que outras ações sejam colocadas em prática e se estendam até o ano que vem, principalmente na temporada de chuvas, que é quando há maior proliferação do mosquito.

No folder, que está sendo entregue em todas as recepções do hospital, são apontadas sete importantes dicas na “Guerra contra o Mosquito”, como é denominada a campanha. Além disso, reforça ao leitor a mensagem de que todos são responsáveis pela erradicação do vetor e devem fazer sua parte.

Confira as dicas:

1. Os mosquitos precisam de água parada para se reproduzirem. Por isso é tão importante não deixar água acumulada.

2. Assim que o Aedes aegypti chega à fase adulta, começa a picar. Ao picar uma pessoa doente, passa a transportar o vírus por toda a sua vida.

3. A fêmea do Aedes, estando infectada com Dengue, Zika ou Chikungunya – poderá transmitir a doença, através da picada a uma pessoa saudável.

4. Fique atento aos principais sintomas de cada doença e procure imediatamente uma unidade de saúde.

5. Fique em repouso e beba muito líquido.

6. Para evitar que a doença apareça, todos devem colaborar, não deixando que o mosquito nasça.

7. Alerte sua família e seus vizinhos. Combater o mosquito é um dever de todos.  

Plano Estadual de Contingência ao Aedes aegypti

O Plano Estadual de Contingência ao Aedes aegypti foi lançado pelo Governo do Estado na última quinta-feira (23), em Campo Grande, por meio da SES. Na cerimônia, foi apresentado o plano, oficializando ações e estratégias de combate ao mosquito, e também houve a posse do Comitê Estadual de Combate ao Aedes aegypti, que conta com participação dos órgãos públicos e instituições privadas parceiras na ampliação das ações no enfrentamento à dengue e outras doenças.

Zika Zero

Nos últimos anos, o HU-UFGD tem se envolvido ativamente na prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2016 e 2017, a instituição seguiu o calendário de ações de combate instituído pelo Governo Federal e participou de campanhas como a “Zika Zero”, que teve adesão de todas as filiais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Entre as atividades desenvolvidas, está a eliminação dos potenciais focos do mosquito em inspeções à área do hospital.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BATAGUASSU
Homem esfaqueia marido da ex por não aceitar fim de relacionamento
OBSERVATÓRIO DO CLIMA
Fundo Amazônia tem R$ 2,9 bilhões paralisados pelo governo Bolsonaro
MEIO AMBIENTE
Dois são autuados por derrubada de árvores para exploração de madeira
EDUCAÇÃO
Sesi/MS oferece aulão online gratuito preparatório para o Enem
CASSILÂNDIA
Cliente não paga conta de bar e atira contra o comerciante
EVENTO
VI Encontro Estadual de Juízes dos Juizados Especiais será em novembro
CRIME AMBIENTAL
Paranaense é preso com pescado abaixo da medida e acima da cota
ESPORTE
Piso no Guanandizão para a Supercopa de Vôlei começa a ser montado
TRÁFICO
Polícia Federal prende mecânico com 85 quilos de cocaína em Dourados
OPERAÇÃO SERÁ
Polícia tenta localizar possíveis músicas inéditas de Renato Russo

Mais Lidas

DOURADOS
Guarda encerra festa organizada por adolescente em plena pandemia, apreende droga e até arma artesanal
DOURADOS
PM é acionada e consegue evitar suicídio de homem em hotel
DOURADOS
Homem invade casa, tenta estuprar jovem e é detido por populares
DOURADOS
Homem é socorrido às pressas após levar golpes de facão na cabeça