O Hospital Cassems de Dourados, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoveu nesta segunda-feira (06) um mutirão preventivo contra o mosquito Aedes aegypti. Na ocasião, especialistas e voluntários uniram esforços para eliminar possíveis focos do vetor nas imediações e dependências da unidade, reforçando a mensagem de que a prevenção é a ferramenta mais eficaz para garantir a segurança de todos.
A ação ocorreu em um momento crítico para a saúde pública do município, que recentemente decretou situação de emergência devido ao aumento exponencial de casos de doenças transmitidas pelo mosquito, em especial a Chikungunya.
Prevenção em Etapas: Do Lixo ao Fumacê
No período da manhã, voluntários da unidade hospitalar e agentes do CCZ percorreram os arredores da instituição realizando o recolhimento de lixo e detritos que pudessem acumular água. Durante a varredura, diversos focos foram encontrados em itens de uso cotidiano, como copos, baldes e sacos plásticos, reforçando a importância do descarte adequado de resíduos e da atenção contínua a locais menos evidentes que, frequentemente, tornam-se criadouros.
A estratégia de combate se estendeu para o período da tarde, com a etapa de bloqueio químico. Larvicidas foram aplicados em pontos estratégicos da instituição e o "fumacê" foi utilizado para a eliminação de mosquitos adultos, oferecendo suporte para o controle direto do vetor dentro e fora do hospital. Paralelamente a isso, a ação focou na orientação interna dos colaboradores, disseminando boas práticas de vigilância para garantir que o ambiente hospitalar permaneça seguro para pacientes e profissionais.
Por fim, para garantir a eficácia do que foi realizado e manter o ambiente protegido, o cronograma terá continuidade na próxima semana, com uma nova etapa de pulverização em toda a área externa da unidade.
Engajamento pela Saúde Pública
A mobilização, organizada pelo SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), com o apoio da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio), da Brigada de Incêndio e Emergência e de voluntários, reafirma o compromisso da Cassems em não apenas atuar como centro de tratamento, mas também se posicionar como um agente ativo na promoção da saúde pública e segurança coletiva.
Mais do que uma resposta ao decreto de emergência, a iniciativa reflete a cultura de prevenção enraizada na unidade, transformando a ação em uma demonstração prática de cuidado com o próximo.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Adolescente acolhido ameaça cuidadora de morte em casa de abrigo

Jovem é preso após invadir casa da madrasta e levar carro em Dourados

Saúde divulga 1º LIRAa e detalha risco de arboviroses em MS

Homem leva três tiros, é socorrido e internado em estado grave

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica

Ana Paula Renault, Gabriela e Juliano Floss formam o Paredão

Jogos de Outono serão abertos amanhã com ampla programação

Confraternização termina com um morto e outro ferido a tiros

Enem 2026: prazo para pedir isenção da taxa começa hoje

Operário empata fora de casa e segue sem vencer na Série D
Mais Lidas

Inmet emite dois alertas de tempestade e coloca Dourados em atenção no fim de semana

PF cumpre mandado de busca e apreensão durante investigação

Pedreiro de 40 anos tem órgão genital mutilado pela ex-companheira

