O Câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres no brasil, saiba a importância de se prevenir.
No Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que o câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres após o câncer de pele não melanoma, com estimativa de 57.960 novos casos em 2016.
A maioria dos casos são descobertos através do autoexame. Quando o câncer de mama é descoberto de maneira precoce e tratado corretamente, as chances de cura são melhores.
Os sinais do câncer podem variar, mas uma das principais manifestações da doença é a presença de nódulos na mama, palpáveis, duros e indolores. Outros sinais incluem vermelhidão ou inchaço da pele, rigidez da pele e secreção serosa ou com sangue nos mamilos.
PREVENÇÃO
A prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no incentivo aos fatores de proteção, principalmente aqueles considerados mutáveis. Os principais fatores de risco comportamentais associados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso, falta de atividade física e consumo de álcool.
Controlar o peso e evitar a obesidade, por meio de alimentação saudável e prática de exercícios físicos regulares, e evitar o álcool são as recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada fator de proteção.
E por fim o exame de toque, sendo ainda considerado um fator de prevenção, pois com o exame de toque você consegue suspeitar do câncer em sua fase inicial, e realizar o tratamento de forma tranquila.
“O ideal é que a mulher faça os exames de rastreamento mesmo sem a presença de nódulos. Quanto mais precoce o diagnóstico maior serão as chances de cura. O autoexame é importante sim, mas deve vir acompanhado dos exames de imagem como a mamografia”
Recomenda a Dra. Sara Regina Scremin Wegner, especialista em Oncologia e Oncogenética no Hospital Do Coração
TRATAMENTO
O HC Dourados oferece a paciente um tratamento completo com consultas nas especialidades de mastologia, oncologia e cirurgia oncológica. O médico irá fazer o rastreamento e o diagnóstico definindo tipo e estágio da doença, que será confirmado por meio de mamografias e exames gerais. Após o diagnóstico o médico discutirá com a paciente as opções de tratamento.
Existem dois tipos de tratamento: o Tratamento Local e o Tratamento Sistêmico.
O Tratamento Local é onde trata o câncer no local que ele se encontra, por meio de cirurgias e radioterapia.
O Tratamento Sistêmico, utiliza de medicação, administrada via oral ou intravenosa para atingir as células cancerígenas onde ela se encontrar, podendo ser realizado no Hospital por meio de Quimioterapia, Hormonioterapia ou Terapia Alvo.
O tratamento do câncer de mama é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.
HC Dourados, de Coração aberto para você.
Exames e consultas, agende com nossa assistente virtual pelo WhatsApp (67) 9 8170-0044
Fones: (67) 3416 – 4745 I (67) 3416 - 4741
Rua João Rosa Góes, 770, Dourados/MS
Diretor Técnico: Dr. Nelson Rossatti Lemes Sobrinho | CRM 4895
Siga-nos no Instagram
Deixe seu Comentário
Leia Também
Morre Cerinha, criador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Fla derrota o Boca e vence Champions League das Américas pela 2ª vez

Aniversário de Brasília tem atrações gratuitas na Esplanada

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

Homem é atropelado e morto na BR-163; motorista fugiu sem prestar socorro

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque

Três homens são presos suspeitos de planejar matar morador de rua

Conab abre concurso com 403 vagas e salários de até R$ 8,1 mil

Temporal destrói pontes e isola fazendas em Caracol

Corrida da Páscoa reúne 500 atletas e movimenta manhã de domingo em Dourados
Mais Lidas

Homem é preso após agredir companheira na praça de alimentação do shopping

Bebê é salva por guardas municipais em Dourados após engasgar com a própria saliva
