sábado, 19 de abril de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DIA DE FINADOS

Há 16 anos douradense tira renda 'extra', mas também leva conforto com suas flores

02 novembro 2021 - 07h45Por Thalyta Andrade

Há mais de 16 anos seguidos a douradense Margarida Sales do Nascimento, de 47 anos, vende flores na entrada do Cemitério Municipal Bom Jesus, em Dourados, no Dia de Finados.

O trabalho ‘extra’ garante uma renda a mais para a família, que assim como muitas no país e no mundo, viu a situação financeira ficar ainda mais complicada com o advento da pandemia do novo coronavírus.

Margarida trabalha em uma fábrica de alimentos e trouxe uma afilhada para ajudar nas vendas deste ano, o primeiro ainda em meio a pandemia, mas com menos restrições de circulação nos cemitérios.

“Ano passado foi bem difícil pela situação, mas o volume de vendas foi até maior porque somente eu e mais dois fomos cadastrados pela prefeitura para poder vender já que não podia ter aglomeração. Mas, esse ano eu trouxe menos produtos por conta da questão financeira, foi um ano difícil e o valor para comprar e revender está bem alto, infelizmente”. 

Segundo a vendedora o preço das flores artificiais que utiliza para montar cuidadosamente cada vaso que vende aumentou cerca de 30%. As compras são feitas em lojas do comércio da cidade e inevitavelmente a alta terá de ser repassada aos clientes.

No entanto, essa não é uma situação que de certa forma desanimou Margarida. A venda de flores, para ela, vai além do ganho extra e tem um papel importante no processo de luto de muitas pessoas, principalmente as que recentemente tiveram perdas de familiares para a Covid-19.

“É um trabalho muito complicado, no sentido de as pessoas chegarem e passarem o sentimento delas para a gente né? Muitos vem escolher as flores chorando por aquela perda, seja ela recente ou não, mas que é muito dolorida. Acabamos ficando sem ação, mas eu faço cada vaso e arranjo com todo carinho do mundo porque quero que esse ao menos represente algum conforto para elas. É o que eu posso e devo fazer”, disse, emocionada.

Para o próximo ano, independente da data de Finados, o desejo de Margarida é o da grande maioria. “Espero que a Covid se vá e que a gente não tenha que passar por isso no ano que vem novamente”.

Serviço

Os cemitérios municipais Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus estarão abertos ao público neste Dia de Finados das 7h às 17h, conforme divulgado pela prefeitura.

Segundo a estimativa da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), pelo menos 50 mil pessoas devem passar pelo local entre 1 e 3 de novembro, com o maior pico de fluxo no dia 2.

Para a visitação é obrigatório o uso de máscara de proteção individual. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Inscrições para a 24ª edição do Balaio terminam na segunda-feira
PRAZO

Inscrições para a 24ª edição do Balaio terminam na segunda-feira

Show gospel dá o tom da celebração na 2ª noite da Festa da Páscoa
REGIÃO 

Show gospel dá o tom da celebração na 2ª noite da Festa da Páscoa

DOURADOS 

Motocicleta é furtada de estacionamento de atacadista em Dourados 

BRASILEIRÃO

Vasco e Flamengo fazem Clássico dos Milhões neste sábado

UEMS

Inscrições para cursinhos gratuitos terminam neste sábado

FRONTEIRA 

Moradores encontram dois corpos em região de difícil acesso

CHUVAS

BR-267 é interditada pela PRF entre Jardim e Porto Murtinho

RELIGIÃO

Entenda o que é a Vigília Pascal, celebrada hoje pelos católicos

EDUCAÇÃO

UFGD abre 491 vagas para portadores de diploma e transferência

TRÊS LAGOAS

Após tirar o dente siso, rapaz tem infecção e morre em hospital

Mais Lidas

DOURADOS

Homem é preso após agredir companheira na praça de alimentação do shopping

DOURADOS

Homem é amarrado em placa de trânsito após agredir esposa no Jardim Canaã I

DOURADOS

Jovem é preso por tentativa de homicídio após esfaquear homem que tentou apartar briga

LESÃO CORPORAL

Discussão em frigorífico termina com homem esfaqueado em Dourados