A Guarda Municipal de Dourados começou segunda-feira, 15, com várias blitzes educativas em frentes às escolas no sentido de orientar os condutores nesses locais. A “Campanha Volta às Aulas”, nesta semana, segue até sexta-feira, 19, nas escolas municipais. Os alvos também são as escolas estaduais e particulares.
O objetivo das blitze é sensibilizar os condutores sobre a importância do cumprimento das regras de circulação de trânsito, sobretudo, em frente às escolas onde há uma aglomeração de alunos nos horários de entrada e saída, já que esses horários, o movimento é intenso, conforme explicou o comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencarek.
Entre as orientações é para evitar a parada em fila dupla, respeitar a velocidade da via, usar corretamente a cadeirinha e cinto de segurança, não usar o celular enquanto está dirigindo, entre outras infrações que contribuem para o aumento dos acidentes de trânsito.
O trabalho é feito por agentes da Guarda, com o apoio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço Móvel de Urgência) 192 e Polícia Militar.
Nesta primeira semana as blitze estão sendo realizadas às 11h, horário de saída dos alunos, nas escolas municipais. A primeira blitz foi na segunda-feira, 15, na Escola Joaquim Murtinho; na terça-feira, 16, no Caic; na quarta-feira, 17, Escola Laudemira; na quinta-feira, 18, na Escola Joaquim Murtinho e na sexta-feira, 19, na Escola Avani.
Chencarek explica que estes locais e horários foram escolhidos porque a Guarda Municipal constatou que em 2015 foram os que mais apresentaram incidentes e alterações de trânsito. Entre os casos mais frequentes, estão estacionamento irregular, pais esperando em fila dupla, criança sem cinto, pai que deixa o filho no lado oposto da rua em relação ao portão da escola e a criança sai correndo em frente aos demais carros, entre outros.
O diagnóstico sobre as escolas que mais tem infração de trânsito em horários de entrada e saída é feito a partir de relatório das ações já desenvolvidas pela Guarda Municipal através da Ronda Escolar, que é realizada durante o ano todo pelos agentes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem é preso um dia depois de praticar assalto em Três Lagoas

Após tentativa de homicídio na fronteira, submetralhadora 9 mm é apreendida

MS confirma mais 23 óbitos por coronavírus e soma quase 12 mil em isolamento

Pendências com o Simples atingem quase dois terços das empresas
Renave é garantia de segurança e credibilidade nas transações comerciais, diz diretor

Dupla é multada em R$ 3 mil por abandonar cachorro às margens de estrada
Denúncia anônima pelo 181 da PM ajuda no combate de crimes
SAÚDESES reforça as ações de mobilização e conscientização sobre Hanseníase em MS
ECONOMIAProjeto institui o Código de Defesa do Empreendedor e facilita renegociação de dívidas
OPINIÃOUm Lugar para Celebrarmos no Pós Pandemia
Mais Lidas

Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados

Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado

PF deflagra operação contra tráfico de drogas em empresas de turismo religioso de Dourados
