Menu
Busca domingo, 17 de janeiro de 2021
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Grupo de estudos da UEMS lança primeira edição da Revista Geofronter

11 janeiro 2016 - 14h05

O Gefrontter (Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo, Território e Região), da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) lança a primeira edição da Revista Geofronter.

A publicação é coordenada pelo professor Roberto Ortiz Paixão, e apesar de sua característica editorial, a Revista tem como meta a expansão de sua leitura em âmbito nacional e internacional, contando com a colaboração de diversos pesquisadores do Brasil e exterior (especialmente América Latina e Europa), na avaliação científica, editorial e na publicação de materiais.

Presentemente, a coordenação editorial da revista é feita pelo professor, Dr. Paulo Fernando Jurado da Silva, da unidade universitária de Campo Grande da UEMS e pode ser acessada a partir do portal de periódicos da UEMS em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/index.

Assim, cumpre frisar que o principal objetivo do periódico é difundir textos científicos (artigos, críticas bibliográficas, notas de pesquisa, resenhas) inéditos de alta relevância, originalidade e de qualidade, no que tange aos resultados, alcance e impacto na língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.

A revista é indexada no padrão internacional PKP Open Archives Harvester do Canadá ao adotar como padrão de indexação o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. A submissão de textos é realizada em fluxo contínuo, ou seja, em qualquer período do ano. Os textos aprovados serão publicados em edição multitemática ou temática, dependendo da avaliação da equipe científica e editorial e já o processo de avaliação utiliza o sistema de pares cegos. Cabe à comissão editorial a decisão final de publicar o documento.

A presente edição de número 1, volume 1, correspondente ao período de julho a dezembro de 2015 marca a versão inaugural do periódico. A mesma é composta por 7 artigos originais de densa profundidade teórica, não sendo resultantes de mera revisão bibliográfica, mas de pesquisa aplicada empírica. A edição é multitemática abordando variados assuntos. No primeiro artigo escrito por Paulo Jurado e Eliseu Sposito o assunto predominante é a Geografia Econômica e Industrial de Cuba; no segundo é explorado, analiticamente, as redes aéreas no contexto da mundialização de autoria do francês Hervé Théry e de Ana Paula Camilo; no terceiro o tema da corporeidade e a questão da territorialidade e do lugar é abordado por Antonio Bernardes e Verônica Lima; no quarto o setor portuário e marítimo brasileiro é tratado em termos geográficos por Nelson Felipe; no quinto a pesquisa da apropriação dos espaços públicos da aglomeração de Londrina é a contribuição de Carlos Alexandre de Bortolo; no sexto o debate da delimitação das áreas de alimentação de nascente no Planalto de Maracaju-Campo Grande é feito por Valter Guimarães, Cassia Dresh, Mary Albuquerque, Paola Quirino; e, por último, a contribuição de Diego Santos, Walter Guedes e Orlando Moreira Junior reflete sobre a posição de Ponta Porã na rede urbana fronteiriça de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SISTEMA DE SAÚDE
Pacientes de Manaus continuam sendo transferidos para hospitais universitários federais
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projeto altera requisitos exigidos para o cargo de diretor de presídio
SAÚDE
Lesão de continuidade na pele pode ser porta de entrada para bactérias
EDUCAÇÃO
Fapec seleciona profissionais para atuarem em projetos coordenados pela fundação
FUTEBOL
Com eleição adiada, Barcelona não deve ir ao mercado em janeiro
BRASIL
Ciclistas protestam contra morte de colega por motorista bêbado no Rio de Janeiro
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projeto concede incentivo fiscal para quem patrocinar cirurgias no SUS
ESPORTES
Australian Open: tenistas são isolados após contatos com infectados
SAÚDE
Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos
FRONTEIRA
Homem é preso portando arma de fogo e munições em Ponta Porã

Mais Lidas

DOURADOS 
Jovem cai de moto e pede ajuda após levar facada
PANDEMIA 
Dourados tem oito mortes por Covid em 24 horas  
OPERAÇÃO
Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV
DOURADOS 
Prefeitura anula 75 das exonerações anunciadas no meio da semana