Menu
Busca sexta, 25 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
SISTEMA DE SAÚDE

Governo atualiza ‘mapa’ com 10 novos leitos de UTI para casos de Covid em Dourados

11 agosto 2020 - 15h13Por Wender Carbonari

Em resolução publicada na edição desta terça-feira (11) no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, foi anexada a atualização do Mapa Hospitalar de Leitos Clínicos e de UTI do Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo coronavírus (Covid-19). 

Dourados aparece com ampliação de mais dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados). 

Somando todos os leitos disponíveis, clínicos e de UTI, adultos e infantis, Dourados concentra 161 leitos voltados ao atendimento de pacientes confirmados com coronavírus dos 1.397 distribuídos em todo o Estado.  

Além dos dez novos leitos de UTI no HU previstos para ampliação, Dourados conta atualmente com 91 leitos clínicos, 12 leitos clínicos infantis, 43 leitos de UTI adultos, além de cinco leitos de UTI infantis. 

No recorte por unidades hospitalares, o Hospital da Vida, por exemplo, figura com 18 leitos clínicos e 10 leitos de UTI. O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados conta com 32 leitos clínicos. 

Em Campo Grande, atual epicentro da  doença, são 224 leitos clínicos disponíveis adulto e seis pediátricos. As UTI somam 145 para adulto e quatro infantis. A ampliação é de 57 leitos de UTI.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, durante fala em transmissão do boletim informativo diário, comentou sobre movimentação do Governo do Estado buscando evitar o colapso do sistema de saúde, principalmente em Campo Grande, onde a taxa global ocupação de leitos de UTI chegou a figurar por dias acima de 90%. 

“Só não tivemos um colapso na Capital por que fomos muito rápidos”, se referindo as ações do Governo do Estado através da SES (Secretaria de Estado Saúde) com o poder executivo municipal. 

Já Dourados, maior cidade do interior e responsável por garantir atendimento em saúde para 33 município da macrorregião, aparece com taxa de 55% na ocupação global de UTI. O nível de ocupação de leitos, principalmente de tratamento intensivo, serve para avaliar as possibilidades de haver um colapso no sistema de saúde.

Mato Grosso do Sul

Estado registra 744 leitos clínicos disponíveis adulto e 119 leitos clínicos pediátricos. Ao todo, são 321 leitos de Unidade de Terapia Intensiva adulto e 9 leitos de UTI infantil, somando 330 unidades ao todo. Em ampliação: são 100 leitos clínicos adulto e 6 infantis e de UTI são 98 adultos.

Somando os disponíveis e os de ampliação, o novo mapa hospitalar conta com 1.397 leitos. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
Homem é encontrado morto com tiro no pescoço em bairro da Capital
BRASIL
Presidente Bolsonaro sanciona lei que amplia uso de assinatura digital
MARACAJU
Polícia apreende mais de 500 quilos de maconha em veículo abandonado
MS
Investigação aponta fazendas onde começou incêndio gigantesco no Pantanal
ANTÔNIO JOÃO
Casal é preso na região de fronteira com 126 quilos de cocaína
UEMS
Publicado Edital da Segunda Edição do Auxílio para Acesso à Internet
CAPITAL
Motorista que levou dois tiros foi atacado em local conhecido como "Buracão"
PARQUE
Ação conjunta vai resgatar animais silvestres na área atingida pelos incêndios
BONITO
Indígenas "fecham" unidade da Funai em protesto contra nomeação
TJ/MS
Justiça permite troca de sobrenome de infantes para homenagear avô

Mais Lidas

PANDEMIA
Novo decreto diminui toque de recolher e libera venda de bebidas em bares até as 23h
ACIDENTE
Mulher envolvida em acidente no Centro ficou presa às ferragens de veículo
PROSSEGUIR
Governo atualiza mapa da Covid e Dourados volta para "bandeira vermelha"
POLÍCIA
Homem morre ao tentar invadir delegacia de Glória de Dourados