Menu
Busca domingo, 09 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Funsaud suspende visitas e acompanhantes aos pacientes do Hospital da Vida

07 julho 2020 - 11h19Por André Bento

O diretor administrativo da Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados), Mateus Fernandes Tavares, determinou a suspensão temporária, a partir desta terça-feira (7), de visitas e acompanhantes aos pacientes internados no Hospital da Vida.

Essa determinação foi estabelecida na Portaria nº 117, 06 de julho de 2020, publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Município sob a justificativa de “propiciar a mitigação de propagação” do novo coronavírus (Covid-19), “bem como racionalizar a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual”.

Conforme o documento, essas normas “têm caráter emergencial e preventivo, permanecendo válida por tempo indeterminado” e a revisão “será de acordo com o quadro epidemiológico e orientação das autoridades públicas sobre a pandemia do novo Coronavírus”.

Quanto às visitas, a suspensão temporária, a contar de hoje, é aplicada aos pacientes internados em todos os setores do Hospital da Vida, incluindo as Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Já em relação aos acompanhantes, a suspensão válida aos pacientes internados na unidade hospitalar tem exceção, nos casos de “menores de 18 anos, idosos e pessoas com deficiências que, comprovadamente, necessitem de acompanhante, informados pela supervisão de assistência imediata”.

Nesses casos, porém, a portaria define que “as trocas de acompanhantes também ficarão suspensas” e “os acompanhantes autorizados não deverão ser menores 18 e maiores de 60 anos, e desde que estejam em plenas condições de saúde e não apresentem sintomas gripais, ou se encontrem no grupo de risco”.

A portaria também detalha normas e rotinas da instituição para “todos os que permanecerem dentro da unidade hospitalar”, tais como “cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir; evitar tocar a face sem higienizar as mãos (principalmente olhos, nariz e boca); higiene das mãos com água e sabão ou álcool 70%; uso contínuo de máscaras conforme legislação vigente”.

Também “estão proibidas a permanência e a entrada de equipamentos e eletrodomésticos que não possam ser higienizados”.

Outra suspensão vale para “acompanhantes em consultas, retornos e procedimentos, exames de caráter eletivo nas dependências do hospital, salvo as exceções já mencionadas quanto a menores de 18 anos, idosos e pessoas com deficiência.

“As informações da evolução do estado de saúde de cada paciente internado no Hospital serão realizadas, diariamente, por meios digitais, como e-mail e aplicativo de mensagens ou contatos telefônicos, previamente cadastrados e autorizados pelo paciente e/ou responsável”, pontua a publicação, indicando que elas “serão repassadas no período vespertino a partir das 16h de cada dia, após visita e avaliação do médico assistente e enviadas pelo enfermeiro do plantão ao serviço de recepção/telefonia para posterior envio ao destino”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAN BADO
Polícia paraguaia apreende quase três toneladas de maconha na fronteira
OPORTUNIDADE
JBS oferece mais de 600 vagas em Dourados e mais cinco cidades
SÃO PAULO
Internautas arrecadam R$ 121 mil para entregador que sofreu ofensas racistas
SAÚDE
Dia nacional do combate ao colesterol chama atenção para o problema
CAPITAL
Macaco sagui morre eletrocutado e fica grudado em fiação elétrica
EDUCAÇÃO
IFMS abre processo seletivo para contratação de 16 professores substitutos
MATO GROSSO
Morre Dom Pedro Casaldáliga, o bispo das causas sociais e indígenas
FUTEBOL
Palmeiras bate Corinthians nos pênaltis e conquista o Paulistão após 12 anos
COMÉRCIO EXTERIOR
Exportação de soja de MS avança 129% em relação ao ano passado
COVARDIA
Homem agride moradora de rua na saída de supermercado e foge

Mais Lidas

DOURADOS
Homicídio ocorreu após madrugada de farra e confusões na Jaguapiru
PANDEMIA
Paciente internado em Dourados morre de coronavírus
DOURADOS
Equipe do Samu se desloca para atender vítima de facadas em bairro
PANDEMIA
Cerca de 90% douradenses diagnosticados com Covid estão recuperados