Menu
Busca sábado, 08 de maio de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Funsaud oficializa saída de diretor médico da UPA após denúncia de escala sem plantonista

15 abril 2021 - 10h07Por André Bento

A Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados) oficializou a exoneração, a pedido, do servidor Gecimar Teixeira Junior, do cargo de diretor-técnico médico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas. Ele está no centro de uma polêmica “escala furada” que teria deixado o local sem médico plantonista no domingo de Páscoa, mas nega irregularidades. 

A saída do cargo de provimento em comissão foi estabelecida pela Portaria nº 068/Funsaud/2021, de 13 de abril de 2021, publicada no Diário Oficial do Município de quarta-feira (14), mas com efeitos retroativos a segunda-feira (12). Essa função de diretor-técnico médico da UPA agora foi delegada para Pedro Corral Tacaci Garcia do Amaral, através da Portaria nº 067/Funsaud/2021 de 12 de abril de 2021.

Escala furada 

A mesma edição do Diário Oficial do Município que oficializou esses atos administrativos também revela que Gecimar deverá prestar esclarecimentos sobre uma “escala furada” que teria deixado a Unidade de Pronto Atendimento sem médico plantonista no início deste mês. 

De acordo com a Ata 004/2021, relativa à reunião extraordinária do Conselho Curador da Funsaud, realizada na sexta-feira (9), o presidente Everaldo Leite Dias cobrou explicações sobre a denúncia de falta de profissional no plantão do domingo de Páscoa, em 4 de abril. 

Em resposta, a diretora-técnica da UPA, Angela Maria Azevedo Cardoso Marin, informou ser competência do diretor técnico médico “organizar a escala médica na instituição, e na falta de profissional, o mesmo precisa reorganizar o fluxo, ou mesmo, cobrir a lacuna”. 

Ainda conforme a ata, ela afirmou “que isso não teria ocorrido em tal data, visto que o profissional médico entregou a escala ‘furada’ na véspera do feriado, assinada, e com ciência da lacuna existente, e ainda sabendo da falta de médico, foi viajar, solicitando então ao vereador Diogo Castilho (DEM) que fosse a instituição cobrir o desfalque até que fosse possível resolver a situação”.

“A diretora Ângela informa ainda que a Diretoria Executiva da Funsaud se desdobrou para tentar encontrar médico que fosse cobrir o plantão, tirando inclusive, um médico do Pronto Socorro do Hospital da Vida e cedendo a UPA por um período na sexta-feira e sábado (à tarde)”, acrescenta o documento. 

Já a diretora administrativa da Funsaud, Daniely Heloise Toledo, revelou aos conselheiros “que a falta de médicos na escala de plantonista na UPA no domingo acabou por virar caso de polícia”. “Foi registrado boletim de ocorrência na Polícia Civil cobrando explicações do médico encarregado de elaborar a escala e que mesmo o Diretor Técnico Médico tendo pedido exoneração do cargo no dia 23 de março, não justifica a falha ou omissão uma vez que o mesmo se colocou à disposição da Funsaud pelo período de aviso prévio de 30 dias a contar do pedido, o que significa que estaria executando suas obrigações trabalhistas até o dia 23 de abril subsequente”, detalha a ata. 

Com essas informações, o Conselho Curador da Funsaud deliberou por enviar um ofício ao agora ex-diretor técnico médico da UPA solicitando informações sobre o ocorrido, para após decidir as providências a serem tomadas. 

O Dourados News apurou que a ocorrência policial foi registrada sob o número 19256/2021 às 15h17 do dia 5 de abril. 

Procurado pela reportagem nesta manhã, o médico Gecimar Teixeira Junior informou que vai responder formalmente os pedidos de esclarecimento e rebateu a denúncia de falta de plantonistas na UPA.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Técnico Enderson Moreira é internado em MG após princípio de infarto
GERAL
Técnico Enderson Moreira é internado em MG após princípio de infarto
PANDEMIA
Como fazer suas compras de mantimentos de forma segura
PANDEMIA
Covid-19: o que fazer com as compras quando chegar em casa
CPI
CPI mira vacinas em audiências com Anvisa e Pfizer
Comissão debate representatividade política das pessoas com deficiência
DIREITOS HUMANOS
Comissão debate representatividade política das pessoas com deficiência
POLÍTICA
Pauta do Plenário tem três MPs, Loteria da Saúde e proibição de reajuste de medicamentos
SAÚDE
Pesquisa mostra aprofundamento de desigualdades na infância
GERAL
Explosão de gás destrói restaurante em Belém
ASTRAZENECA
Ministério da Saúde anuncia distribuição de doses para próxima segunda
POLÍTICA
Secretaria da Mulher debate situação das domésticas na pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher presa com armas, drogas e veículos mantinha relacionamento com interno da PED
JÓQUEI CLUBE
Jovem é presa em Dourados com armamento de uso restrito, drogas e veículo clonado
DOURADOS
Carga de tijolos cai de caminhão em rotatória na Coronel Ponciano; veja vídeo
BR-163
Colisão entre viatura e carreta termina com policial ferido