Menu
Busca sábado, 04 de abril de 2020
(67) 9860-3221

Funcionários do aeroporto de Dourados fazem simulação de incêndio

01 março 2013 - 07h35

Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, em Dourados, além de diversas viaturas, foram envolvidas nesta quinta-feira em uma simulação de incêndio de aeronave com vítimas.

A simulação fez parte de um curso de formação para o Corpo de Voluntários de Emergência, com a finalidade de fornecer conhecimentos básicos e treinamento para atividades de prestação de primeiros socorros.

O curso aconteceu durante três dias e o encerramento foi nesta quinta, com a aula prática, simulando a situação de emergência. No ano passado a equipe já havia passado por um treinamento semelhante, mas essa prática deve acontecer anualmente.

Como determina a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), cada aeroporto deve implantar e manter o SREA (Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária), adequado ao tipo e ao porte de suas operações e capaz de responder em tempo hábil às emergências.

Por isso a necessidade de treinamento constante de socorro, transporte de vítimas, identificação com o tipo de ferimento, apoio para iluminação de emergência, distribuição de equipamentos, materiais e medicamentos.

A simulação realizada nesta quinta pelo 2º Subgrupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros em Dourados envolveu a queda aeronave e incêndio de uma aeronave quase na cabeceira da pista, com dez vítimas. A equipe de resgate teve de atravessar pelo fogo para prestar o socorro.

Foram utilizadas as duas viaturas dos bombeiros que atendem especificamente o aeroporto e acionadas uma UTI e o Samu. O treinamento só terminou depois após todas as vítimas estarem medicadas, estabilizadas e em transporte para o pronto-socorro.

O diretor do Departamento Aeroportuário de Dourados, Juliano de Almeida Domingos, disse que o curso teve excelente aproveitamento, principalmente por conta das abordagens na parte teórica e do realismo durante a simulação.

Ele explicou que todo o procedimento seguiu as determinações, a começar pelo fechamento do aeroporto para pousos e decolagens durante o exercício, garantindo segurança total aos participantes do evento e usuários da pista.

Juliano disse que essas formações são de extrema importância para os agentes aeroportuários, empresas aéreas e passageiros. Segundo ele, a determinação do prefeito Murilo é para que todos os esforços necessários sejam feitos para garantir a segurança das pessoas que utilizam o aeroporto de Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DETALHADA
Pacientes com coronavírus em Dourados terão situação de saúde monitorada em boletins
TECNOLOGIA
Ainda de quarentena, AL testa aplicativo e fará sessão por vídeoconferência
AEDES AEGYPTI
"Dia D" contra a dengue em MS terá auxílio de drone
COMER BEM
Ovo de Páscoa: colher e tradicional
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar R$ 1,8 milhão hoje
CHOCOLATE E PEIXES
Pesquisa mostra aumento nos produtos para a Páscoa em Dourados
VIOLÊNCIA URBANA
Mesmo baleado, homem caminha até avenida para pedir ajuda
CLIMA
Dia começa com céu limpo e temperatura amena em Dourados
NEGÓCIOS & CIA
Como a SFT Imobiliária se mantém produtiva neste período desafiador
Educação
Cursos profissionalizantes oferecidos em abril em dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Exame de jovem que morreu no HU testa negativo para coronavírus
COVID-19
Dourados tem mais um caso confirmado de coronavírus
DOURADOS
Jovem morre no HU e município pede agilidade no resultado do exame de coronavírus
CORONAVÍRUS
Dourados registra mais dois casos de Covid-19 e MS tem 60 confirmações