Menu
Busca terça, 28 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
BELEZA

Fotografias de Dourados embelezam praça Antônio João

28 agosto 2014 - 12h35

Quem passa pela Praça Antônio João, bem no centro de Dourados, não consegue ficar indiferente: as fotografias antigas e atuais do município atraem a atenção de douradenses e também dos visitantes.
Os painéis adesivados, instalados pela Prefeitura Municipal de Dourados, mostram a beleza de Dourados além de relembrar a história do município. As fotografias utilizadas para compor os painéis integram os acervos do Museu Municipal e também da Prefeitura de Dourados, além de fotografias cedidas pela Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), oriundas do concurso de fotografias que a entidade realiza todos os anos.

A diretora de Projetos e Eventos da Aced, Elizabeth Salomão, lembra que o acervo de fotos cedido pela entidade inclui fotografias ganhadoras do último concurso, como também os trabalhos selecionados na última edição. Segundo ela, o objetivo da exposição é retratar a beleza da cidade e valorizar o trabalho destes profissionais.

“Dourados é uma cidade linda e temos muita coisa bonita para mostrar. A ideia é justamente destacar estes pontos positivos e valorizar o trabalho de nossos fotógrafos”, explica ela, ao ressaltar a grande aceitação dos painéis instalados na praça, um dos principais corredores de passagem do município. “Todos os dias quem passa por ali fica maravilhado com tanta beleza. Realmente é um excelente trabalho que deixou nossa cidade ainda mais bonita”, acrescenta.

O agricultor Vinícius Germani, de 78 anos, conheceu este trabalho recentemente e conta que ficou admirado com o que viu. Natural do Rio Grande do Sul, ele vive em Dourados há 43 anos. “É muito bom poder relembrar tudo o que já vivi nesta cidade. Dá até saudade recordar como era nossa Dourados” diz ele, emocionado, ao mostrar a foto de uma charrete igual à que levava os filhos dele à escola. “Realmente é um trabalho muito bonito e mostra o quanto Dourados vem melhorando com o passar dos anos.”

Entre as fotografias antigas, estão a primeira sede da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (Cand), a antiga estação ferroviária de Itahum, Ginásio Oswaldo Cruz, mercado municipal da rua Oliveira Marques, Grande Hotel e o desfile cívico de 7 de setembro de 1958. Já as fotografias atuais retratam locais como a feira central, romaria para o santuário da Vila São Pedro, clube Indaiá, aeroporto municipal, entardecer, colheita de soja e cana-de-açúcar, florada dos ipês e a iluminação natalina da cidade.

Autores

As fotografias ilustradas nos painéis são dos seguintes autores: Aparecido Frota, Ademir Almeida, Ana Julia Lima, Andressa Krause, Diego da Silva Antônio, Eliel Oliveira, Estanislau Sanabria, Flávio Henrique Ribeiro, Franz Mendes, Frei Betto, Hedio Fazan, Isis de Oliveira Gomes, Izabel Souto de Moraes, Jorge Yamashita, José Américo Junior, Kleber José Martins, Marcos Ribeiro, Paulo Takarada, Potenciano Ribeiro, Raul Frost, Regina Yamashita, Ricardo D’Luccia, Valmir Leite, Verônica Lira Mota e Willian Nishioka.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia recupera TV furtada em agosto, mas autor segue foragido
POLÍCIA
Polícia recupera TV furtada em agosto, mas autor segue foragido
Unidades educacionais tem espaço ideal para divulgar serviços no caderno "Educação" do Dourados News
EDUCAÇÃO
Unidades educacionais tem espaço ideal para divulgar serviços no caderno "Educação" do Dourados News
No Dia do Doador de Órgãos, ALEMS celebra 15 anos do Banco de Olhos da Santa Casa
HOMENAGEM
No Dia do Doador de Órgãos, ALEMS celebra 15 anos do Banco de Olhos da Santa Casa
Em um dia, Dourados tem seis vezes mais recuperados do que infectados pela Covid
PANDEMIA
Em um dia, Dourados tem seis vezes mais recuperados do que infectados pela Covid
Foragido da justiça é preso pela PM por furto de bicicleta
DOURADOS
Foragido da justiça é preso pela PM por furto de bicicleta
EDUCAÇÃO
IFMS decide pelo retorno das atividades presenciais
LEGISLATIVO DE MS
Projeto de Neno para atendimento multiprofissional para pessoas com TEA é aprovado
CASA COLORIDA
Cantor de MS lança música gravada com um dos pioneiros da Bossa Nova
REGIÃO
Em fiscalização, polícia apreende 50 metros de redes e solta 30 kg de pescado
ECONOMIA
Prazo para declarar imposto sobre propriedade rural acaba quinta-feira

Mais Lidas

REGIÃO
Acidente entre Dourados e Fátima do Sul matou mulheres e deixou policial ferido
EXECUÇÃO
Justiceiros matam mais um na fronteira e deixam recado
DOURADOS
Mulher é agredida em discussão e desfere golpe de faca no órgão genital do companheiro
HOMICÍDIO
Com tiros na cabeça e peito, jovem é executado em Pedro Juan Caballero