Com a pandemia da Covid-19, a área da saúde recrutou muitos profissionais. Neste campo, os fisioterapeutas saíram na frente: conforme levantamento da Catho, as vagas para fisioterapeuta respiratório cresceram 4.480% no ano passado em relação à 2019, ocupando o topo do ranking das profissões com maior demanda durante a pandemia. Para farmácia, segundo a análise do Glassdoor (antigo LoveMondays), um site de recrutamento que compila oportunidades de emprego, está entre os 10 cargos com maior demanda no Brasil para esse momento de pandemia.
Esse crescimento é positivo para a valorização das profissões pela sociedade. Conforme a fisioterapeuta, Simone de Sousa Elias Nihues, com a pandemia do novo coronavírus, a Fisioterapia foi uma profissão que passou a ser indispensável, tanto na fase de tratamento da doença, quanto na reabilitação.
“Os profissionais trabalham em duas frentes: na hospitalar, diretamente com os pacientes com Covid, internados na enfermaria ou UTI, com um papel de suma importância, em especial para os pacientes em ventilação mecânica invasiva e, quando o paciente tem alta, no âmbito laboratorial, os fisioterapeutas têm trabalhado com a reabilitação por conta das sequelas pós Covid, algumas neurológicas, outras respiratórias, e ainda, fraqueza muscular. A reabilitação pode ser em home care ou clínicas especializadas”, menciona Simone Nihues.
Já na área da Farmácia, por sua competência e disponibilidade, o profissional representa frequentemente a primeira possibilidade de acesso ao cuidado em saúde. Segundo a farmacêutica, Letícia Castellani Duarte, o profissional “está no Butantan pesquisando e produzindo vacina, está na Anvisa avaliando e aprovando a vacina, está no Ministério da Saúde na gestão, nos municípios realizando testes, aplicando vacinas”.
Letícia afirma que o ano de 2020 foi de muito trabalho, do mais básico, na produção de álcool gel, até a pesquisa de ponta. “Consulta on-line, orientação de uso de medicamentos, realização de testes rápidos... somos o profissional do medicamento, do cuidado ao paciente, da indústria, do laboratório de análises clínicas, das terapias complementares, dos cosméticos e estética, da toxicologia, da perícia, da oncologia, da farmácia hospitalar, do banco de leite, dos gases medicinais. Atuamos também na produção e distribuição dos gases medicinais (oxigênio). Aumentou muito a procura por este profissional, muitos editais de contratação emergencial, principalmente para atuação em hospitais e postos de saúde”, aponta.
Ensino de qualidade
Deixe seu Comentário
Leia Também
Condenado por estupro de vulnerável é preso pela PolÃcia Civil
OPORTUNIDADEPátio Zero: Detran abre novo leilão e 75 veÃculos poderão voltar a circular

Homem é autuado em R$ 3 mil por derrubada de árvores e exploração de madeiraÂ
IFMS prorroga prazo para matrÃcula em cursos de qualificação profissional

Ex-pastor que fez mulher refém por 12 horas é encontrado morto
Média de mortes por Covid chega a 1.540 e é recorde pelo 10º dia seguido
FRONTEIRAProcurado por roubo tem braço esquerdo decepado em bebedeira com amigos

Dourados fecha o dia com 94% dos leitos de UTI Covid ocupados

PolÃcia fecha entreposto de drogas e apreende de 4 toneladas de maconha
UEMS divulga lista de inscritos no processo seletivo permanente
Mais Lidas

Homem é assassinado na região de fronteira e autores deixam recado ao lado do corpo

Douradense é assaltado ao sair de casa para pedalar na madrugada

Vacinação contra a Covid faz idosos 'amanhecerem' na fila em Dourados
