Menu
Busca terça, 27 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
VOLUNTARIADO

Fim de ano no HU de Dourados é marcado por música, fé e solidariedade

19 dezembro 2017 - 07h19Por Da Redação

As últimas semanas têm sido especiais para a comunidade do HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Com uma programação voltada aos temas de fim de ano, pacientes, acompanhantes, visitantes, funcionários, acadêmicos e residentes já estão no clima de Natal e de Ano Novo.
 
Há três anos, um grupo de colaboradores voluntários se reúne para organizar as ações, que envolvem a montagem da árvore de Natal e a decoração temática, além da elaboração de um programa incluindo apresentações musicais, celebrações religiosas e a arrecadação de doações para pacientes com dificuldades socioeconômicas.
 
Mãos que cuidam do HU
 
Lançada no dia 1º de dezembro, a programação teve início com a montagem da árvore de Natal dos colaboradores, atividade que já se tornou tradição no hospital. Neste ano, todos os funcionários foram convidados a deixar sua marca na árvore, como metáfora para o esforço coletivo das mãos que cuidam do HU de Dourados. Também foi instalado o letreiro “#SOUHU♥”, em homenagem a toda a comunidade hospitalar.
 
Fé que transforma
 
Organizado pela Capelania Hospitalar e a Associação de Voluntários do HU-UFGD, o Culto Ecumênico Especial de Natal proporcionou momentos de reflexão e fé a quem esteve presente. Com as boas-vindas da presidente da Associação, Liobeth Kojima, e as falas do pastor Cícero Marcos e do padre Benjamim Júnior, a celebração teve também apresentações dos jovens do Projeto Musicanto, da Igreja Adventista, e dos músicos católicos Vitor e Valdemi.
 
No HU-UFGD, o serviço de Capelania Hospitalar foi regulamentado em 2015 e hoje conta com 187 voluntários de diversas religiões, que realizam visitas diárias aos pacientes internados. Além disso, todos os meses são celebrados uma missa e um culto abertos a toda a comunidade hospitalar.
 
Música para a alma
 
O circuito de apresentações musicais levou emoção a todos os setores da instituição. Desde novembro, passaram pelo HU-UFGD grupos e corais voluntários, entoando canções natalinas para pacientes e colaboradores. Começando pelo Coral dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) de Dourados, o hospital recebeu também o Grupo de Canto Caravana do Evangelho, que é composto por frequentadores de casas espíritas da cidade.
 
Apresentou-se, ainda, o coletivo Seresteiros do HU-UFGD, formado por funcionários do hospital há três anos, com objetivo de preencher com música os dias que antecedem o Natal. Neste ano, a canção escolhida foi “A Paz”, uma versão da banda Roupa Nova para “Heal the World”, do cantor Michael Jackson.
 
Finalizando a programação natalina, músicos da Orquestra UFGD fizeram um emocionante concerto na tarde de hoje (15), no auditório do hospital. De Elvis a Beethoven, passando por Geraldo Vandré e músicas de Natal, o repertório fechou em grande estilo a última semana de atividades especiais.
 
Espírito solidário
 
A solidariedade também é sentimento que se faz presente no fim de ano do HU-UFGD. Durante todo os outros meses, a instituição já recebe diversas demonstrações de altruísmo e voluntariado, que tendem a aumentar na época de Natal. Neste fim de ano, doações de roupas, calçados, produtos de higiene e brinquedos lotaram a sala da Associação de Voluntários e tornarão mais humanizado o atendimento a pacientes com dificuldades socioeconômicas.
 
Além de gestos individuais, como o de uma família que na última semana trouxe dezenas de brinquedos para presentear os pacientes pediátricos, as doações também se dão por meio de instituições, como a Escola Franciscana Imaculada Conceição.
 
Como parte do projeto Bom Samaritano, todos os anos as famílias dos alunos da Educação Infantil doam produtos de higiene pessoal, fraldas, lenços umedecidos, brinquedos, calçados e roupas, que são revertidos ao HU.
 
Nesta semana, professoras e a coordenadora da Educação Infantil, Fernanda Gabatel Barbosa, entregaram um grande volume de material arrecadado, superando as melhores expectativas da Associação de Voluntários.
 
Também ofereceram doações os integrantes do Grupo de Musicoterapia da Casa Espírita Ismael, que semanalmente já realizam um belo trabalho voluntário junto a pacientes do Setor Psicossocial. Na ocasião, foram entregues caixas de produtos de higiene pessoal que serão destinados aos pacientes de acordo com as necessidades identificadas pelas equipes de assistência.
 
Outra iniciativa, que já existe há três anos, é a campanha “Por um Natal Mais HUmano”, elaborada pelo próprio hospital para arrecadar produtos de higiene. Caixas de coleta são instaladas em diversos pontos da cidade para quem quiser contribuir com sabonete líquido, shampoo, condicionador, pasta e escova de dentes, desodorante, absorvente higiênico e chinelos de borracha.
 
Nesta edição, já estão distribuídas caixas em oito pontos: no HU – Recepção de Internação, Clínica de Psicologia e entrada de colaboradores; na UFGD – Unidade 1 (antigo CEUD) e Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE); no Instituto Neurológico (Rua Antônio Emílio de Figueiredo, 2255, Centro); na Rolicar Autopeças (Avenida Marcelino Pires, 5830) e no Centro Espírita Portal da Luz (Rua Caiuás, 935, Vila Esperança).
 
Mas ainda é possível criar pontos de coleta em outros estabelecimentos ou encaminhar doações ao HU. Basta entrar em contato e oferecer o apoio, que os representantes da campanha providenciarão uma caixa e um cartaz com a identificação da iniciativa e os itens a serem doados. Outra alternativa é arrecadar os itens em sua comunidade e solicitar, por telefone, a coleta dos produtos.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-3044 ou pelo e-mail comunicacao.hu.ufgd@ebserh.gov.br.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

NÚMEROS DA PANDEMIA
Brasil se aproxima de 158 mil mortes por Covid, com média de 442 por dia
PROVA
Segunda etapa do Concurso da Magistratura começa no próximo sábado
UEMS
Publicada 3ª Edição do Auxílio para Acesso Emergencial à Internet
BALANÇO
DOF apreende quase 3 toneladas de drogas, cigarros e armas na fronteira
ECONOMIA
Ministério diz que não prevê pagar 13º do Bolsa Família neste ano
CAPITAL
Soldado da FAB de 22 anos morre após colisão entre moto e carro
EMPREGO
Comarca de Corumbá abre inscrições para selecionar estagiários de Direito
COSTA RICA
Trabalhador morre após cair de contêiner durante construção de auditório
CRIME AMBIENTAL
Dois são presos por abater Dourado durante pescaria em MS
ECONOMIA
Procura das empresas por crédito tem queda de 3,3% em setembro

Mais Lidas

GRANDE DOURADOS
Cobertura de barracão de cerealista ‘voa’ com o vento; veja vídeo
DOURADOS
Guarda encerra festa organizada por adolescente em plena pandemia, apreende droga e até arma artesanal
DOURADOS
Délia decreta emergência por causa de danos provocados pela tempestade
TEMPESTADE
Chuva e ventos de 46km/h derrubam árvores e levam sujeira às ruas de Dourados