Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
CINEMA INDEPENDENTE 

Editado e finalizado em Dourados, curta 'Leão do Mar' é premiado na Inglaterra

23 julho 2021 - 10h37Por Wender Carbonari

Dourados esteve representada em um importante festival internacional de cinema ocorrido neste mês de julho em Londres, capital da Inglaterra. A exibição do filme em plataforma de compartilhamento de vídeo está marcada para o dia 31 de julho. 

O curta metragem intitulado "Leão do Mar", do gênero ficção ou experimental, terminou em primeiro lugar na categoria “Melhor Filme de Arte” no London International Monthly Film Festival (Festival Internacional de Cinema Mensal de Londres).

Apesar de as imagens terem sido gravadas na Bahia entre 2012 e 2013, o filme de pequena duração inspirado em peregrinação do líder religioso Antônio Conselheiro foi editado e finalizado em 2020 na cidade de Dourados por grupo de dramaturgia local. 

O Dourados News conversou nesta sexta-feira (23) com a baiana Raquel Fernandes Canário, 36, nascida em Salvador, diretora e atriz que interpreta a personagem “Padilha” em “Leão do Mar”. 

“É uma grande emoção ver esse filme rodando o mundo, ganhando prêmio tem uma importância gigante para mim, principalmente por ser terra dos meus ancestrais”, se referindo as exibições nos Estados Unidos, Alemanha e Portugal, além de Menção Honrosa na Grécia e finalista em outro concurso no Japão. 

O enredo do curta metragem tem inspiração nos últimos dias de vida de Antônio Conselheiro no Sertão de Canudos (BA) onde aconteceu a Guerra de Canudos entre 1896 e 1897. 

“Minha história com o cinema e Canudos é muito estreita. A primeira ligação que tenho com esta cidade é a minha família. Meus avós, meu pai, são daquela terra rachada, partida, mas de uma força absoluta”, explicou.

Além de Raquel, o “Leão do Mar” contou com atuação, texto, edição e montagem de Iulik Lomba de Farias, ambos integrantes do LAdrak (Laboratório de Dramaturgia e Kinopoéticas). O filme será exibido às 20h (MS) na página oficial do LAdrak no YouTube

Assista ao teaser de lançamento: 

Cinema independente

Como explicou a diretora deste premiado filme de curta duração, Raquel Canário, “Leão do Mar” é resultado de um longo período de trabalho independente dos interesses comerciais que atravessam a maneira de se fazer cinema.   

“É um cinema marginal, não estou ligada ao processo industrial. Faço filmes, mas nunca os vendi. Não aprendi este processo, ainda”, comentou afirmando que produz este tipo de arte com base nas histórias e a inspiraram, principalmente de sua cidade de origem. 

Raquel mora em Dourados desde 2017 e explica que a falta de estrutura, por exemplo de uma ilha de edição, acabaram dificultando e também atrasando a montagem e finalização do filme de curta-metragem, fruto do esforço de companheiros e companheira que acreditaram no trabalho. 

“Tínhamos ali três amigos que colaram nessa aventura cinematográfica Juliana Lemos, diretora executiva; Adriano Rayol, nosso técnico de som; e Pedro Felix, eu e Iulik de Farias, dirigindo e atuando”, disse. 

O curta revisita a guerra simbólica que Antônio Conselheiro trava com Padilha em diferentes momentos de sua vida – (Crédito: Reprodução/LAdrak)

Terra vermelha

Sobre o laboratório de dramaturgia, Raquel afirma que o LAdrak tem sido importante para experimentação cinematográfica longe dos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Assim, na opinião da diretora, Dourados e todo Mato Grosso do Sul vem se tornando também um dos cenários do novo cinema do Brasil. 

“O cinema nasce da vontade das pessoas e a nossa vontade não é proveniente de uma existência no mercado, mas sim de fazer um cinema totalmente anticolonizador, que questiona toda essa estrutura viciada sem originalidade alguma”, disse Raquel. 

Este assunto faz lembrar de importante frase do cineasta brasileiro, Sérgio Santeiro: "cinema é arte, quem pensa que é negócio que se vire". 
 

Iulik interpretou Antônio Conselheiro líder dos camponeses na Guerra de Canutos, movimento social destruído pelo Exército da República - (Crédito: Reprodução/LAdrak) 

 

Postagem em página oficial do Festival Internacional de Cinema Mensal de Londres - (Crédito: Reprodução/Instagram)

Deixe seu Comentário

Leia Também

PONTA PORÃ
Após agredir servidor, interno foge de presídio na fronteira
Populares denunciam e polícia encontra grupo com drone próximo a PED
DOURADOS
Populares denunciam e polícia encontra grupo com drone próximo a PED
Após turbulência em janeiro, prefeito projeta salários de fim de ano em dia
DOURADOS
Após turbulência em janeiro, prefeito projeta salários de fim de ano em dia
SIDROLÂNDIA
De bicicleta, mulher morre após ser atropelada em rodovia
Jovem é assaltado em bairro nobre de Dourados
PORTO MADEIRO
Jovem é assaltado em bairro nobre de Dourados
VILA VARGAS
Homem é encontrado morto ao lado de caminhão e polícia apura o fato
DOURADOS
TAC prevê acessibilidade em pontos de ônibus até 2022
DOURADOS
Interno fica gravemente ferido em briga na PED
SAÚDE & BEM-ESTAR
Exercícios físicos e saúde ocular: há alguma relação?  O Instituto dos Olhos Dourados fala sobre
DOURADOS
Jovem é preso com cocaína em veículo na Vila Industrial

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Mulher é presa após se masturbar em praça pública
LEGISLATIVO
Em Dourados, projeto quer criar Dia Municipal do Torcedor Flamenguista
CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
DOURADOS
Preso por violência doméstica passa por audiência de custódia e tem preventiva decretada