Menu
Busca segunda, 28 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Fila de espera por Raio-X cai pela metade, mas 3 mil ainda aguardam pelo exame

07 fevereiro 2020 - 11h43Por André Bento

O número de pacientes na fila de espera pelo exame de Raio-X caiu pela metade em Dourados e tinha 3 mil pessoas no início deste ano. A informação foi apurada pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) no dia 17 de janeiro, durante reunião com gestores municipais e estaduais de saúde pública.

Esse encontro fez parte do Inquérito Civil número 06.2019.00000005-2, instaurado em 7 de janeiro de 2019 pela 10ª Promotoria de Justiça da Comarca para “apurar a eventual ausência de serviço de exame de Raio-X na rede pública de saúde da macrorregião de Dourados/MS, bem como empreender medidas colaborativas para acolhimento dos pacientes até então desassistidos”.

Ainda em setembro passado, o Dourados News noticiou que a investigação havia identificado 6 mil pacientes na fila de espera (relembre). Na ata da reunião realizada no mês passado, porém, é relatado que esse número chegou a quase 8 mil e na ocasião já foi atualizado para 3.003.

Ao promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior, representantes da Secretaria Municipal de Saúde informaram que o atendimento de serviços de Raio-X “está em vias de regularização” porque “os problemas que outrora contribuíram para o aumento da fila de espera estão sendo equacionados”.

Foi detalhado que o HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) faz 40 procedimentos por semana e o Hospital da Vida 70, com atendimento de domingo a domingo em regime de mutirão fora da demanda própria.

Além disso, o PAM reativou o serviço com 35 exames diários, de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial, e atende a demanda reprimida em separado, com 15 exames por dia.

Também foi relatado que um aparelho de Raio-X ainda na caixa será instalado no Hospital da Vida e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, indicou que o Hospital da Missão Evangélica Caiuás possuiu boa estrutura com equipamento subtilizado, operacionalizado somente uma tarde por semana.

Uma das deliberações dessa reunião foi agendar novo encontro, desta vez com representantes do Hospital da Missão Evangélica Caiuás. Nos ofícios enviados pelo promotor de Justiça Amílcar Araújo Carneiro Junior, a nova agenda foi designada para 9h30 do dia 3 de março.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Retorno das aulas presenciais na rede estadual em MS pode ficar para 2021
POLÍTICA
Azambuja encerra quarentena e volta a despachar da governadoria após Covid-19
DOURADOS
Perto do fim do mandato de Délia, decreto estabelece contenção de despesas
ECONOMIA
Em novo recorde, eleições municipais tem mais 545 mil candidatos
DOURADOS
Decreto muda horário de atendimento na Central do Cidadão
CAMPO GRANDE
Busca e apreensão veicular indevida geram danos morais
PANDEMIA
Dourados registra 94º óbito por Covid e atinge média de 53 novos casos por dia
DOURADOS
PRF receberá terreno do Município para construir delegacia
BRASIL
Prova de vida de servidores aposentados é suspensa até 31 de outubro
MATO GROSSO DO SUL
Governo simplifica emissão de certidões negativas de débitos pela Sefaz e PGE

Mais Lidas

ATO DE FÉ
Após vigílias em frente a hospital, família celebra 'milagre' por homem que caiu do telhado
CAMPO GRANDE
Gêmeos são executados dentro de quitinete
POLÍCIA
Comerciante morre em acidente na MS-276
DEODÁPOLIS
Homem morre ao bater moto de frente com caminhonete da patroa