A terceira edição do Conexão Hip Hop oferece dos dias 13 a 18 de dezembro oficina de ‘Introdução ao Cinema de Animação’, ministrado pela artista plástica Paula Dager. O olhar crítico, a curiosidade e a concentração dos participantes devem ser trabalhados para que todos compreendam o que é necessário em criações de vídeos de animação.
A base do cinema de animação é planejada pelo fenômeno da persistência retiniana, que consiste em iludir o olhar do espectador, projetando imagens em certos ritmos para construir um vídeo. A pessoa leva algumas frações de segundos para esquecer o que viu, e a junção de várias imagens compõem o movimento.
O mini-curso será construído em cima do fenômeno, apresentando técnicas de animação e abrindo olhares dos participantes para essas técnicas. “A oficina é prática e pretende introduzir a linguagem da animação, desmistificando a idéia de que é preciso ser bom desenhista para ser um animador”, disse a artista sobre o objetivo geral do curso.
Paula Dager é formada em Artes Plásticas pela UFRJ, já realizou curta metragem e participou de vários prêmios de animação. Como programadora visual, concebeu e produziu material gráfico para espetáculos e curta metragens. Desde 2007, ministra oficinas de animação para a Anima Mundi.
A oficina de ‘Introdução ao Cinema de Animação’ acontece na Unidade I da UFGD, sala 401, das 13h às 17h de segunda a sexta-feira. As inscrições podem ser feitas no Ponto de Cultura Todas as Idades nos períodos da manhã e tarde. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (67) 3411-3612.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");