A Câmara de Vereadores de Dourados realiza hoje, a partir das 19h, a audiência pública “Dourados e Região nos Trilhos do Progresso”. O evento é uma proposição do vereador Dirceu Longhi (PT), em parceria com o deputado federal Vander Loubet, com o deputado estadual Laerte Tetila e com o senador Delcídio do Amaral, e tem o objetivo de ampliar os debates sobre a inserção de Dourados nos projetos de implantação das ferrovias Norte-Sul e Ferroeste.
A audiência contará com a participação de José Francisco das Neves, diretor-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, que é estatal vinculada ao governo federal que atua no ramo ferroviário. Conforme Dirceu Longhi, a audiência visa esclarecer e informar a sociedade douradense sobre o andamento dos projetos de implantação das duas ferrovias no município, elucidando as dúvidas que existem sobre o tema e até mesmo sobre a inclusão de Dourados nos traçados das ferrovias. “Na verdade, a audiência pública será de grande importância para a classe política e a sociedade douradense de uma forma geral tomar conhecimento sobre a inserção do município no traçado destas ferrovias. Muito se ouve falar sobre esses projetos, mas até hoje nosso município não realizou um evento que possa elucidar todas as dúvidas que pairam sobre a implantação destas ferrovias, que são de fundamental relevância para o desenvolvimento econômico e social de Dourados. Esperamos que os debates de hoje sirvam para união todas as forças políticas, empresariais e a sociedade civil em torno do traçado das ferrovias Norte-sul e Ferroeste por Dourados”, comentou Dirceu.
Segundo Vander Loubet, a expectativa é que o presidente da Valec confirme o traçado da obra da Ferroeste e anuncie a previsão do cronograma de execução. “Esta é uma luta que não diz respeito apenas a Dourados. Interessa a todo o Mato Grosso do Sul e ao Brasil, porque defendemos o melhor traçado e a melhor estrutura de operacionalização e logística. Por isso é necessário que todas as forças políticas do Estado se juntem e reforcem a prioridade desse investimento, de suma importância para o desenvolvimento nacional”, afirmou Vander.
FERROESTE
O trecho em questão vai integrar mais um estado ao núcleo de fomento à produção ao longo da Ferroeste (Ferrovia da Integração Oeste). De Dourados a Cascavel, o percurso é de 350 km e a ferrovia está incluída na planilha de prioridades do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
NORTE-SUL
A audiência também vai debater a implantação do ramal da Ferrovia Norte Sul planejado entre Panorama (SP) até Porto Murtinho (MS), passando por Dourados.
A Valec concluiu recentemente os estudos de viabilidade sócio-econômica da ferrovia, inicialmente chamada de “Integração Oeste”, mas que agora está sendo denominada “Integração do Pantanal”. A ferrovia terá de passar por Dourados para se tornar viável economicamente, já que a cidade é polo de produção agropecuária e industrial.
Conforme o Ministério dos Transportes, o trecho entre Panorama e Dourados deverá ter 380 quilômetros de extensão. A obra deverá demandar investimentos de pelo menos R$ 1,6 bilhão. A ferrovia Panorama-Dourados faz parte do trecho da Ferrovia Bioceânica, que sai do porto de Santos (SP), passa por Panorama, Dourados, atravessa o Paraguai, a Argentina e chega aos portos do Chile.
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