Após dois dias de intensa programação científica e educativa, a Feira da Radiação, realizada no Shopping Avenida Center, em Dourados, encerrou suas atividades com saldo positivo e grande participação do público. O evento, promovido pelo curso de Radiologia da Unigran, por meio da disciplina de Física Radiológica, apresentou ao público um panorama amplo e acessível sobre os usos, impactos e benefícios da radiação na vida cotidiana.
Durante o evento, centenas de visitantes circularam pelos corredores da feira, entre eles, estudantes, professores, profissionais da saúde e famílias. Para o professor Wilson Espíndola Passos, organizador da feira, o maior mérito foi conseguir traduzir conceitos complexos de forma clara, acessível e visual. “Esses eventos são de extrema relevância para a divulgação do conhecimento científico, pois apresentam à sociedade temas técnicos por meio de materiais ilustrativos e interativos. A tecnologia anda junto com a ciência, e despertar o interesse do público é essencial para a valorização da área”, afirmou.
Entre as dúvidas mais frequentes do público, destacaram-se os questionamentos sobre os efeitos da radiação no organismo, a segurança em exames médicos e os mitos relacionados ao uso doméstico da radiação, como no caso dos fornos de micro-ondas. “Muita gente se surpreendeu ao descobrir as inúmeras aplicações da física nuclear e relatou sentir mais segurança em relação a procedimentos que envolvem radiação, como os exames por imagem. Isso mostra que o evento realmente cumpriu seu papel de esclarecer e informar”, completou o professor.
Para os acadêmicos envolvidos na organização, a feira representou uma oportunidade valiosa de aplicar conhecimentos e debater diretamente com a sociedade. Para Erick James Ramires Resquin, do 3º semestre de Radiologia, a experiência foi enriquecedora. “Foi incrível perceber o interesse das pessoas pelo curso, muitas delas não conheciam todas as áreas em que a Radiologia atua. Mostrar esse lado da profissão é o que mais amo fazer. Ver adultos e crianças interagindo com as maquetes, responder suas dúvidas e sentir essa troca foi uma experiência revigorante”, declarou Erick.
Além dos estandes da área de Radiologia, o evento também integrou a participação do curso de Engenharia Civil, que apresentou uma Mostra de Estruturas, com maquetes representando diferentes sistemas construtivos em concreto e metal, fortalecendo o caráter multidisciplinar da iniciativa.
Segundo o professor Wilson, esse contato direto com o público também impacta positivamente os futuros profissionais. “Os acadêmicos percebem o quanto aprenderam ao longo do curso e o quanto esse conhecimento pode transformar a percepção das pessoas. Isso reforça a importância da formação sólida e do papel social da ciência”, destacou.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Condenado a 12 anos de prisão por estuprar a própria filha é preso
DEPUTADA FORAGIDAPolícia italiana investiga lugares onde Zambelli poderia estar
SELVÍRIASuspeito de matar trabalhador em carvoaria continuará preso

Conscientização sobre saúde masculina é tema de encontro
PF deve investigar jovem que fingia ser estudante de Medicina
No STF, Mauro Cid confirma delação que incrimina Braga Netto
RECEPTAÇÃODono de ferro-velho é preso com cadeira de prefeitura municipal
FUTEBOLSantos e Neymar chegam a acordo por contrato até o fim de 2025

Após mensagem a amigo, mulher desaparece e família pede ajuda
INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados em 24 de julho
Mais Lidas

Polícia vai às ruas em Dourados e mira nomes ligados a facção criminosa

Três cidades de MS registraram temperatura abaixo de zero nesta terça-feira

Idoso morre em obra que trabalhava como vigia após madrugada gelada
