Desde a última terça-feira, dia 03 de outubro, a Unigran realiza a 3ª edição da Feira das Profissões, evento que abre as portas da Instituição para os alunos do Ensino Médio conhecerem os cursos oferecidos, tanto na modalidade presencial como no ensino a distância. A oportunidade tem por objetivo nortear a decisão dos adolescentes quanto à carreira que desejam seguir.
Nos três dias de Feira, todos os coordenadores e professores proporcionam oficinas sobre suas respectivas áreas de ensino, nas quais os visitantes se interam acerca do cotidiano de cada curso e também sobre as possibilidades de atuação após formado. As visitas ocorrem de forma coordenada e programada, com cada escola tendo um dia e horário específico, para que desta forma todos tenham uma experiência completa e proveitosa, podendo assim, contribuir para esta decisão tão difícil na vida da maioria dos estudantes.
São muitos os exemplos de alunos que encontraram durante a Feira das Profissões o curso que realmente foi ao encontro das suas preferências. A acadêmica de Gastronomia, Beatriz Lara, 19 anos, conta que em 2015, quando ainda cursava o Ensino Médio não tinha plena certeza do que exatamente queria cursar, mas durante a primeira edição deste evento descobriu que sua afinidade com a cozinha não era apenas um hobby, mas sim, uma vocação profissional.
A reitora da Unigran, Rosa Maria D’Amato De Déa, explica que a Feira é uma natural evolução do formado anterior, chamado de ‘Casa Aberta’, que ocorreu até 2015. “Trabalhamos para darmos o nosso melhor a cada edição, mas ao mesmo tempo nos preocupamos em não oferecermos mais do mesmo. Assim, agora em 2017, acrescentamos novas dinâmicas durante a visitação, para que os jovens tenham ainda mais subsídios para auxiliar na escolha”, complementou.
Paulo Portuga, professor de Geografia, esteve na Instituição acompanhando os alunos do 3º ano do Ensino Médio noturno da Escola Estadual Antônia Silveira Capilé. De acordo com ele, o evento vem muito a calhar, pois proporciona aos adolescentes uma grande oportunidade de vislumbrar o futuro.
"Hoje temos uma infinidade de cursos de graduação, que tanto alunos e até professores do Ensino Médio ainda não conhecem bem. Então, esta oportunidade possibilita que o jovem se aproxime da universidade, conheça a realidade e o cotidiano do ensino superior e assim, encontre respostas para muitas perguntas. Esse evento faz com que se reduza a possibilidade de escolher o curso errado, seja por desconhecimento ou até por pressões familiares ou de outra natureza", enfatizou.
Durante o evento, os jovens não ficam restritos aos estandes montados no pavilhão. Aqueles que desejam se aprofundar mais sobre determinado curso, são convidados a conhecer as dependências do mesmo, conferindo de perto a infraestrutura e também boa parte do corpo docente. Um exemplo foi Cleiri Bianchi, de 17 anos, aluna do 3º ano no noturno do Colégio Reis Veloso. Durante a visita à UNIGRAN ela dedicou boa parte da estadia a conhecer de forma mais aprofundada o curso de Publicidade e Propaganda, que ao que tudo indica é onde a jovem estará no início do ano que vem.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Morre no Rio aos 82 anos, Jards Macalé, o 'anjo torto da MPB'

Prefeitura prepara pontos de apoio para IPTU Digital a partir de janeiro de 2026

CNU 2025: 46,06% dos aprovados para 2ª fase concorrem por cotas

Adolescente é apreendido após furtar peças de vestuário, tênis e dinheiro de estabelecimento

UE confirma retorno do pre-listing para estabelecimentos brasileiros de carne de aves e ovos

Fábrica de iogurte irregular é interditada e dono preso

Rodolfo Nogueira barra projeto do PT que proibiria exportação de animais vivos

Projeto que indica Sérgio de Paula ao Tribunal de Contas começa a tramitar na Assembleia

Acusado de matar padre e ocultar cadáver é transferido para a PED

Reabertura ilegal de creche clandestina é investigada
Mais Lidas

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

Jovem de 18 anos e adolescente são detidos por latrocínio e ocultação de cadáver de padre

Padre de Douradina está desaparecido; suspeita inicial é de latrocínio

