Lançada no início de 2018, a Feira Criativa O Balaio terá sua 8ª edição no domingo (15), das 15h às 21h. No Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, na Rua Itamarati, número 100, mais de 150 microempreendedores vão expor para venda opções de presentes que cabem em todos os bolsos, além de uma grande e variada praça de alimentação.
Produzida por Raique Moura, Bi Miura e Fernanda Sabô, todos artistas e microempreendedores de Dourados e região, essa feira busca movimentar e fortalecer a economia da cidade. Para isso, conta com a pluralidade dos produtos reunidos em um só local, assim como os balaios, que são cestos grandes que carregam muitas coisas.
As inscrições para expositores da feira são sempre feitas com antecedência através de um formulário facilmente encontrado nas redes sociais, passando depois por uma curadoria feita pelo trio. "Buscamos sempre lojinhas originais e tentamos garantir que apenas exponham aqueles que realmente façam os seus produtos", explica Bi Miura.
Empreendedora, dona de casa e mãe de 3 filhos, Cristiane Tagliari de Mello também é expositora do Balaio com o Jucolé - Gelinhos Gourmet. "Posso dizer que a primeira vez que participei da feira o Balaio na Avenida Presidente Vargas, em maio de 2018, não me considerava preparada pra tal evento e partir dali foi um incentivo para que eu buscasse um maior conhecimento e aperfeiçoamento dos nossos sabores, e hoje já somos conhecidos e isso é muito gratificante. O Balaio não é um trabalho somente pra nós vendermos e conquistarmos nosso dinheiro ajudando nas economias da família, mas sim um momento de interação de amigos e familiares”, pontuou.
Além dos microempreendimentos, a feira busca movimentar a cena dos artistas locais garantindo shows e sets de cantores e djs da cidade. Jaqueline Altenhofer, atriz, cantora e arte educadora, conta que é um evento incrível. “Um lugar para todos os públicos, além das compras, podemos desfrutar de uma cerveja gelada, comida variada e também ouvir uma boa música produzida por artistas da cidade”, diz.
Nesta edição em especial de Natal, haverá apresentação do DJ Julim, figura carimbada da feira tocando brasilidades. Os organizadores contam que pensaram nesse nome para remeter um espaço grande e democrático, onde se possa encontrar de tudo um pouco.
"Eu não imaginava a quantidade de produtores independentes que havia na cidade, já comprei todos os tipos de coisas que podemos imaginar: roupas, cosméticos, bijouterias, objetos de decoração, arte, sempre volto para casa apaixonada por alguma nova aquisição, sem falar é claro da variedade gastronômica da feira que abrange todo mundo - inclusive pessoas veganas", afirma a funcionária pública Jéssica Brondani, frequentadora assídua da feira.
O evento acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, que apoia desde a primeira edição com a cedência do espaço para a realização da feira.