A Feira Central João Totó Câmara, localizada na Rua Cafelândia, em Dourados, foi contemplada neste fim de semana com o plantio de 84 árvores, entre ipês e espécies frutíferas. A ação marcou o encerramento da programação do Perifeirarte, evento promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, que durante três dias transformou a cidade em palco de arte, cultura, formação técnica e empreendedorismo comunitário.
A iniciativa integrou a Semana do Meio Ambiente e reforça o processo de revitalização da feira, conduzido desde o início do ano pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar. Árvores com risco de queda foram retiradas, o espaço passou por limpeza, melhorias estruturais e, agora, está sendo arborizado com o objetivo de torná-lo mais acolhedor para feirantes e visitantes.
Foram plantadas 64 mudas de ipê, nas cores roxa e amarela, na área de estacionamento destinada aos feirantes, além de outras cinco no espaço de convivência ao lado da área de expositores. No bosque Jornalista César Cordeiro, anexo à feira, foram inseridas 15 árvores frutíferas. “Queremos reflorestar a área e torná-la mais atrativa à população”, enfatizou o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontin. “É um espaço de convivência que está sendo preparado para ser, cada vez mais, um ponto de encontro para a comunidade”, completou.
Junto ao prefeito Marçal Filho, ele apresentou em recente reunião com o secretário estadual Jaime Verruck, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), um projeto para a construção de um mercadão municipal no interior da feira, buscando apoio estadual para viabilizar a proposta.
A cerimônia de plantio no fim de semana contou com a presença do prefeito Marçal Filho, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Antônio Freire, e do subsecretário estadual de Assuntos Comunitários, Jairo Luiz da Silva, que representou o Governo do Estado.
Encerrando a programação do Perifeirarte, no sábado, a feira recebeu também oficinas ao longo do dia e atrações culturais à noite, incluindo apresentação do grupo Voz Pantaneira e artistas locais. Segundo Pontin, o ponto alto do evento foi o estímulo ao profissionalismo, à união e ao associativismo, promovendo o fortalecimento de grupos e o desenvolvimento coletivo.
Localizada no Jardim Rigotti, a Feira Central de Dourados está inserida em uma área privilegiada, cercada por calçamento usado como pista de caminhada, um bosque com árvores nativas e amplo estacionamento. A proposta da administração municipal é transformar o espaço em referência para lazer, comércio e cultura.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Agronegócio deve puxar PIB do Estado, com previsão de crescer 5,5% neste ano

Inspetor Cabral critica novo aumento do pedágio da BR-163 e cobra transparência da concessionária
Homem é preso após agredir companheira com socos

Partidos têm até 30 de junho para entregar prestação de contas de 2024

Apostas exclusivas para a Quina de São João começam nesta quinta-feira

Sicredi Centro-Sul MS/BA reúne coordenadores de núcleo em encontros regionais
Perseguição termina com contrabandista abordado e produtos apreendidos

Clínica veterinária deve indenizar cliente por morte de animal de estimação

Recapeamento avança no Grande Água Boa e ganha aprovação de moradores

MS e ONU iniciam planejamento para receber mais de 130 países em debates da COP15 de 2026
Mais Lidas

Após meninas faltarem na escola, denúncia leva a prisão de dois jovens por estupro em Dourados

Inverno começa com previsão de queda brusca de temperatura e mínima de 5ºC em Dourados

Motorista de caminhonete morto em acidente teria invadido pista contrária
