Menu
Busca domingo, 25 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
CIENCIAS

Exposição no HU de Dourados leva pesquisa para perto da comunidade

26 outubro 2017 - 06h59Por Da Redação

Marcando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, esta quarta-feira, dia 25 de outubro, foi o Dia C da Ciência. A iniciativa é das universidades e dos institutos tecnológicos que desenvolvem pesquisa, com o objetivo de sensibilizar e informar a população que, além de formar recursos humanos qualificados, são responsáveis pela produção de aproximadamente 90% do conhecimento científico no Brasil.
 
Para mostrar à comunidade o conhecimento que é produzido e como esse conhecimento modifica a vida das pessoas, foram montadas exposições em vários espaços públicos em cidades de todo o País. Em Dourados, projetos e resultados de pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foram apresentados em banners expostos na Praça Antônio João, no Parque dos Ipês, em agências bancárias, no shopping, em supermercados e no HU (Hospital Universitário).
 
Durante todo o dia, na Recepção de Internação e nos Ambulatórios, apresentaram seus trabalhos os grupos de estudos e pesquisa em: Avaliação Farmacológica, Toxicológica e Nutricional de Produtos Naturais; Biotecnologia e Bioprospecção Aplicadas ao Metabolismo (GEBBAM); Epidemiologia e Biologia Molecular aplicadas a doenças infecciosas e parasitárias.
 
Uma das pesquisas, por exemplo, é sobre a utilização da planta pariparoba (ou falso jaborandi) como antitérmico e anti-inflamatório. O estudo está sendo desenvolvido por Maicon Matos Leitão, aluno do mestrado em Ciências da Saúde, na área de Farmacologia. Outro trabalho mostra o resultado da pesquisa que utilizou o barbatimão, planta de uso medicinal popular, no combate à leucemia. “Meu trabalho principal é sobre a utilização dessa planta medicinal do cerrado no combate ao melanoma, que é o câncer de pele, e a eficácia dela com relação à leucemia apareceu como um resultado secundário da pesquisa”, explica Débora da Silva, aluna de doutorado em Biotecnologia.
 
De acordo com o chefe da Divisão de Inovação e Propriedade Intelectual da UFGD, Honorivaldo Albuquerque, todos os trabalhos expostos foram selecionados pela aplicabilidade dos resultados das pesquisas desenvolvidas. A pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Kely Picoli, assinala que o evento é uma oportunidade também para os pesquisadores: “É o momento de sair do laboratório, ultrapassar as paredes, e conversar com as pessoas, mostrando como a ciência melhora e vida das pessoas e do País”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Trutis tem candidatura para prefeito da capital negada
REGIÃO
Mulher é flagrada pela polícia por tráfico de papagaio
REGIÃO
Motorista de guincho suspeita de contratante, aciona polícia e droga é encontrada dentro de carro
PANDEMIA
Mulheres obedecem mais às restrições de isolamento
REGIÃO
Filhote de cervo-do-pantanal ferido após atropelamento é socorrido pela PMA
REGIÃO
Após divulgar pesca predatória na internet, pescador é autuado pela PMA
ECONOMIA
Banco Central registra recorde de remessas de dólares para Brasil
REGIÃO
Traficantes são presos com quase 1 t de droga logo após tentarem atropelar policiais
MUNDO
EUA registram os 2 dias com mais infectados por Covid-19 desde o início da pandemia
LEVANTAMENTO
Rendimento médio per capita dos domicílios em MS cresce em todas as comparações

Mais Lidas

DOURADOS
Acusado de matar mulher por asfixia no Canaã I é preso no Piratininga
TRÂNSITO
Moto invade preferencial, é atingida por caminhonete e dois ficam feridos na Marcelino
DOURADOS
PM é acionada e consegue evitar suicídio de homem em hotel
DOURADOS
Homem invade casa, tenta estuprar jovem e é detido por populares