A 8ª Mostra Ecofalante termina neste sábado (30) no Cineclub UFGD, às 17 horas no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Para encerrar as reflexões será exibido o filme “O amigo do Rei”, de André D’Elia, sobre o desastre ambiental em Mariana.
Misturando-se entre o documental e o ficcional, o maior crime ambiental da história do Brasil é explorado através de suas mais variadas perspectivas. Tratando do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, o deputado federal Rey Naldo (Luciano Chirolli) mostra ao Congresso Nacional como a política e a mineração se relacionam de maneira íntima.
O filme tem 142 minutos, o debate será mediado pela professora doutora Verônica Guimarães e todos os interessados pela temática podem participar, sem a necessidade de inscrição prévia.
MOSTRA ECOFALANTE
Esta foi a primeira vez que a Mostra Ecofalante veio para Mato Grosso do Sul. A Mostra é um evento anual, está em sua 8ª edição e acontece desde 2012, sempre no primeiro semestre. Ao longo do ano, a ONG realiza exibições com parceiros educacionais e institucionais, democratizando o acesso às obras excepcionais de que fizeram curadoria, com propósito de levar cultura e informação, com filmes e debates, para cada vez mais lugares.
Na UFGD, o evento começou em 24 de outubro dentro das atividades do Encontro de Direito e Relações Ambientais Internacionais. Além do Cineclube, outras sessões foram realizadas no Núcleo de Estudos Estratégicos de Fronteiras (NEEF) e na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA). Os filmes estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Pelo Cineclube foram exibidos os filmes Vozes da Transição (Nils Aguilar, França, 2011); Agricultura Tamanho Família (Sílvio Tendler, Brasil, 2014); O Fio da Meada (Sílvio Tendler, Brasil, 2019) e; Amazônia: o despertar da Florestania (Christiane Torloni & Miguel Przewodowski, Brasil, 2018).