Menu
Busca quarta, 21 de abril de 2021
(67) 99257-3397
VACINAÇÃO

Na frente de ministro, secretário cobra governo federal por doses 'pingadas' de vacina

08 março 2021 - 14h16Por Thalyta Andrade

Durante a entrega da UMC (Unidade da Mulher e da Criança) do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (8), o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, voltou a destacar o problema da falta de doses de vacina. Até o momento, o primeiro grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização, que inclui profissionais da saúde e idosos, ainda não foi 100% vacinado.

O secretário pontuou para a reportagem do Dourados News que Estado e municípios não conseguem avançar e concluir o processo de imunização por conta dos lotes com poucas quantidades de doses vindas do Ministério da Saúde.

“Estamos esperando uma remessa mais regular e com maior número de vacinas do governo federal, essa é uma responsabilidade da parte deles. Nós já demos demonstração que temos competência em todos os 79 municípios para aplicação das vacinas, somos o quinto estado que melhor aplica, mesmo não recebendo o percentual que outros estados do país afora receberam”.

O prefeito Alan Guedes (PP), também presente na cerimônia no HU, falou sobre o andamento do trabalho da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) que pleiteia a possibilidade de aquisição de forma independente às remessas vindas do Ministério da Saúde. Dourados aderiu ao movimento (confira aqui).

“Aderimos a essa Frente e estamos agora sob a liderança do presidente aguardando o andamento e desenrolar, mas estamos muito confiantes que é possível que isso se concretize. Mas, vamos cumprir o Plano Nacional de Imunização. Esperamos sim que as doses sejam encaminhadas pelo SUS [Sistema Único de Saúde], mas havendo essa possibilidade, vamos adquirir via Frente Nacional”, destacou.

Sobre a iniciativa de prefeitos de todo o país, o secretário estadual de saúde avaliou que essa foi uma resposta à “morosidade” do governo federal em disponibilizar mais doses.

“É uma resposta a morosidade do governo central de encaminhar a tempo as vacinas para os Estados e eu espero que isso seja solucionado. Que a gente tenha de fato mais vacinas. Se nós tivermos, vamos demonstrar a capacidade nossa de fazer do Mato Grosso do Sul uma referência e modelo para todo o país”, garantiu Geraldo.

No total, Mato Grosso do Sul recebeu até o momento, em quatro lotes, 222,9 mil doses da vacina contra coronavírus. Conforme informações do governo do Estado, o primeiro lote com 158,7 mil doses da vacina Coronavac chegou em 18 de janeiro. O segundo lote chegou em 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O terceiro lote chegou em 25 de janeiro com 10,2 mil doses da vacina Coronavac e o quarto lote chegou em 7 de fevereiro com 32 mil doses também de Coronavac.

NOVOS LEITOS PARA COVID-19 EM DOURADOS

O prefeito de Dourados confirmou ainda para a reportagem do Dourados News a abertura de mais cinco leitos de UTI Covid para pacientes SUS no HU. Na semana passada, já havia sido firmado um convênio com o Hospital Santa Rita para a abertura de cinco novos leitos. 

“Estamos absolutamente sensíveis ao panorama da pandemia em Dourados e inclusive estamos trabalhando nisso. Anunciamos cinco leitos na semana passada no Santa Rita e mais cinco leitos hoje que já estão em operação no HU”.

Por fim, Alan falou sobre a possibilidade de rever o Decreto Municipal vigente e ampliar as restrições. Segundo confirmado pelo prefeito, essa semana algumas medidas de contenção à disseminação do coronavírus devem ser incluídas.

“Vamos renovar o Decreto essa semana com algumas questões. A princípio não existe a possibilidade de lockdown, não está no radar para esta semana. Estamos aguardando um posicionamento do Estado porque não é uma decisão que pode ser tomada isoladamente, ela tem que ser coletiva”.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

José Carlos Manhanbusco fala das novas regras para aposentaria que passam a valer em 2021
TV DOURADOS NEWS
José Carlos Manhanbusco fala das novas regras para aposentaria que passam a valer em 2021
Polícia encontra cocaína em chaleiras que iriam para a Espanha
PARAGUAI
Polícia encontra cocaína em chaleiras que iriam para a Espanha
ESTADOS UNIDOS
Júri declara ex-policial Derek Chauvin culpado pela morte de George Floyd
Casal é preso enquanto aplicava golpe em seguradora da fronteira
Nelsinho Trad fará requerimento para profissionais de transporte de pessoas
POLÍTICA
Nelsinho Trad fará requerimento para profissionais de transporte de pessoas
DOURADOS
Motociclista morre no HV 18 dias após sofrer acidente no centro
UFGD
Prazo para inscrever projetos de Iniciação Científica termina na próxima semana
MEIO AMBIENTE
PMA de Dourados captura família de gambá no Jardim Água Boa
CÂMARA
Deputados aprovam urgência de projeto para privatizar os Correios
Transportando 26 cavalos ilegalmente, idoso é preso com dólares e reais

Mais Lidas

DOURADOS/ITAPORÃ
Produtor rural morto em acidente na MS-156 voltava de aniversário em pesqueiro
DOURADOS
Perícia não encontra sinais de violência e morte de mulher pode ter sido por causas naturais
DOURADOS
Mãe de menor que organizou festa clandestina com mais de 40 pessoas é presa
TIRADENTES
Comércio, vacinação e bancos; veja o que funciona no feriado em Dourados