Uma caravana com estudantes indígenas da graduação e da pós-graduação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está em Salvador, na Bahia, participando o V Enei (Encontro Nacional de Estudantes Indígenas), espaço que reúne estudantes indígenas do ensino superior de todo o Brasil para a troca de saberes, discussão e socialização de experiências de pesquisas no ensino superior indígena, sobre saberes locais, educação, saúde, gestão territorial, direito, entre outros.
Este ano, o V ENEI tem como tema: Espaço de afirmação, protagonismo e diálogos interculturais: descolonizando o pensamento. A escolha do tema visa mostrar o protagonismo dos estudantes indígenas no contexto acadêmico, valorizando o movimento indígena nacional, sobretudo o movimento indígena do nordeste.
A programação do evento foi construída de forma coletiva, pensando em realizar mesas temáticas, grupos de apresentações e discussões de trabalhos, oficinas, exposição de documentários audiovisuais, que tratem as questões indígenas atuais.
A professora da Faculdade Intercultural Indígena - FAIND/UFGD, Adriana Sales, que também coordena o Núcleo de Assuntos Indígenas - NAIN, esteve presente como debatedora na mesa "Políticas Públicas na Educação Superior Indígena". A professora apresentou as políticas de permanência dos acadêmicos indígena implantadas na UFGD. Também participaram da mesa Alva Rosa, da etnia Tucano, Célia Xakriabá, da etnia Xakriabá, do índio Pataxó, Taquari Pataxó e a doutoranda em Antopologia da UnB, Abraulina.
"Está muito bacana, nossos estudantes estão com trabalhos sendo apresentados. Nossos acadêmicos do programa de pós-graduação em Antropologia também estão debatendo em mesas redondas. Ver isso acontecendo é muito gratificante", enfatizou a coordenadora.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sicredi Centro-Sul coloca agência móvel para atendimento aos associados na ExpoCanas

Polícia encontra cocaína em fundo falso de veículo
Foragido do sistema prisional da Capital é capturado no interior

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo se encantam com processo de fabricação

Mulher é presa ao fazer transferências falsas para pagamento de compras
Defensoria suspende atendimentos em 28 de março na Capital

Polícia prende outro envolvido na morte de 'Diabolin'

Zé Teixeira reivindica investimentos em Angélica e Rio Brilhante

Embrapa apresenta tecnologias sustentáveis na Expocanas 2025

Marçal vai à Brasília se reunir com bancada federal e coordenação do Novo PAC
Mais Lidas

Homem foi executado na frente da esposa e do filho na fronteira

Defensoria Pública de MS abre inscrições para analista, psicólogo e assistente social

Inscrições para processo seletivo do MPF seguem abertas até dia 30
