Uma caravana com estudantes indígenas da graduação e da pós-graduação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está em Salvador, na Bahia, participando o V Enei (Encontro Nacional de Estudantes Indígenas), espaço que reúne estudantes indígenas do ensino superior de todo o Brasil para a troca de saberes, discussão e socialização de experiências de pesquisas no ensino superior indígena, sobre saberes locais, educação, saúde, gestão territorial, direito, entre outros.
Este ano, o V ENEI tem como tema: Espaço de afirmação, protagonismo e diálogos interculturais: descolonizando o pensamento. A escolha do tema visa mostrar o protagonismo dos estudantes indígenas no contexto acadêmico, valorizando o movimento indígena nacional, sobretudo o movimento indígena do nordeste.
A programação do evento foi construída de forma coletiva, pensando em realizar mesas temáticas, grupos de apresentações e discussões de trabalhos, oficinas, exposição de documentários audiovisuais, que tratem as questões indígenas atuais.
A professora da Faculdade Intercultural Indígena - FAIND/UFGD, Adriana Sales, que também coordena o Núcleo de Assuntos Indígenas - NAIN, esteve presente como debatedora na mesa "Políticas Públicas na Educação Superior Indígena". A professora apresentou as políticas de permanência dos acadêmicos indígena implantadas na UFGD. Também participaram da mesa Alva Rosa, da etnia Tucano, Célia Xakriabá, da etnia Xakriabá, do índio Pataxó, Taquari Pataxó e a doutoranda em Antopologia da UnB, Abraulina.
"Está muito bacana, nossos estudantes estão com trabalhos sendo apresentados. Nossos acadêmicos do programa de pós-graduação em Antropologia também estão debatendo em mesas redondas. Ver isso acontecendo é muito gratificante", enfatizou a coordenadora.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Deputados aprovam Projeto Antifacção para combate ao crime

Mato Grosso do Sul registra 8.299 casos confirmados de dengue
Trabalhador morre ao ser atingido por disco de serra durante obra
BRASILPGR é contra pedido de Cid para extinguir pena na ação do golpe

Polícia procura suspeito de matar homem a golpes de pedra
Após anular questões, MEC decide antecipar gabarito do Enem
OUSADIALadrões invadem casa de médico e provocam prejuízo de R$ 80 mil

Governo e prefeituras alinham prioridades do programa MS Ativo
Homens executados a tiros na fronteira tinham 29 e 33 anos
LOTERIAConfira as dezenas sorteadas do concurso 2.941 da Mega-Sena
Mais Lidas

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

Desempregada ostentava "vida de luxo" enquanto comandava tráfico na região de Dourados

Acusado de matar padre e ocultar cadáver é transferido para a PED

