Estão abertas as inscrições para o I Simpósio Contemporâneo de Segurança Pública: Proteção Climática e dos Povos Indígenas, que será realizado online, nos dias 20 e 21 de junho de 2025. O evento integra as atividades da 1ª Especialização em Enfrentamento de Crimes Ambientais e Proteção aos Povos Indígenas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal @MuxirumEpistemologico no YouTube.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 19 de junho, por meio da plataforma: https://www.even3.com.br/1-simposio-contemporaneo-de-seguranca-publica-protecao-dos-povos-indigenas/ .
A programação terá início no dia 20 de junho com a mesa de abertura “Cultura, interculturalidade e prática reflexiva”, seguida da mesa “Plano AMAS: Terras Indígenas e Crimes Ambientais” e da mesa “Proteção aos Povos Indígenas”. No dia 21 de junho, serão realizados minicursos que tratarão de temas como a experiência do Programa Mulher Segura Indígena, a atuação da Polícia Militar na proteção dos direitos coletivos e da vida dos indígenas Tupinambá de Belmonte, os direitos das crianças e adolescentes indígenas, a mediação de conflitos em terras indígenas e a mobilização pela recuperação das tekohas. Também serão abordados o combate a garimpos e extrações ilegais de madeira, a biopirataria, a lavagem de dinheiro, o uso do geoprocessamento no policiamento ambiental, as ações integradas e os protocolos de atendimento aos povos indígenas, além dos desafios impostos pelos crimes ambientais na Amazônia Legal à segurança pública.
O simpósio é voltado principalmente para agentes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), incluindo policiais militares, civis, federais, bombeiros militares, brigadas militares, guardas municipais, policiais técnicos, agentes prisionais estaduais e federais, bem como integrantes da Polícia Rodoviária Federal. Também há vagas limitadas destinadas à comunidade externa.
O evento é promovido pela UFGD, em parceria com o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, e tem coordenação geral de Cláudia Cristina Ferreira Carvalho e Aline Anjos da Rosa.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante
Líder do Centrão ataca Comunicação do governo Lula, que responde

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul
Eduardo Bolsonaro diz que tarifa é resposta a abusos de Moraes

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado
Trama golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes
CAMPO GRANDEAdolescentes apedrejam homem enquanto ele dormia em calçada
SAÚDEMS adota Estrutura Mosaico para vigilância contra vírus respiratório
FRONTEIRAPreso suspeito de emboscar e matar trabalhador em estrada rural
NOVAS TECNOLOGIASSUS vai oferecer 2 tratamentos hormonais para endometriose
Mais Lidas

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545
