Menu
Busca sexta, 25 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
UFGD

Estão abertas as inscrições para Bolsa Permanência e Auxílio Alimentação

13 agosto 2020 - 08h27Por Da Redação

Estudantes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) devem fazer a inscrição para a Bolsa Permanência e/ou Auxílio Alimentação até o dia 20 de agosto. Os interessados devem fazer sua inscrição como fazem em todos os Programas de Assistência Estudantil, por meio do SIGEPAE Acadêmico, disponível no link: http://assistencia.ufgd.edu.br/.
 
Só podem se inscrever para receber a Bolsa Permanência e o Auxílio Alimentação os estudantes que já passaram pela Avaliação Socioeconômica e foram classificados como Perfil.
 
Os inscritos nos programas de Assistência Estudantil receberão a bolsa e/ou o auxílio de outubro de 2020 até janeiro de 2021. O valor da Bolsa Permanência é de R$ 400,00 mensais e o Auxílio Alimentação é de R$ 200,00.
 
AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE ESTUDANTES

Para ter acesso a qualquer programa de Assistência Estudantil da UFGD, o estudante precisa passar pela Avaliação Socioeconômica. Trata-se de um questionário que os acadêmicos devem preencher no sistema UFGDNet.

 Depois de preencher o formulário online, o estudante deve agendar a entrega da documentação na PROAE (durante o período de teletrabalho devido à pandemia global de covid-19, os documentos podem ser enviados on-line, conforme o tutorial disponível neste link). Assistentes sociais vão analisar a documentação.
 
Quando necessário, a equipe de assistentes sociais da PROAE chama o estudante para uma entrevista. Em alguns casos, ocorrem visitas ao lugar onde a pessoa mora, para entrevistar os familiares e verificar in loco se as condições financeiras da família são condizentes ao que o estudante está alegando. Durante a pandemia, estes serviços estão suspensos, mas a avaliação da documentação se mantém criteriosa.
 
AVALIAÇÃO RIGOROSA

A PROAE segue as diretrizes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), criado em 2010. O Pnaes apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O Pnaes oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, educação infantil (creche) e apoio pedagógico.
 
É importante que os estudantes saibam que a UFGD segue as diretrizes do PNAES e da Política de Assistência Estudantil da UFGD. Todo o procedimento para escolher quem vai receber as bolsas ou auxílios está baseado em normativas. Essa burocracia é uma forma de garantir que os estudantes que realmente precisam tenham acesso às políticas de permanência.
 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
Homem é encontrado morto com tiro no pescoço em bairro da Capital
BRASIL
Presidente Bolsonaro sanciona lei que amplia uso de assinatura digital
MARACAJU
Polícia apreende mais de 500 quilos de maconha em veículo abandonado
MS
Investigação aponta fazendas onde começou incêndio gigantesco no Pantanal
ANTÔNIO JOÃO
Casal é preso na região de fronteira com 126 quilos de cocaína
UEMS
Publicado Edital da Segunda Edição do Auxílio para Acesso à Internet
CAPITAL
Motorista que levou dois tiros foi atacado em local conhecido como "Buracão"
PARQUE
Ação conjunta vai resgatar animais silvestres na área atingida pelos incêndios
BONITO
Indígenas "fecham" unidade da Funai em protesto contra nomeação
TJ/MS
Justiça permite troca de sobrenome de infantes para homenagear avô

Mais Lidas

PANDEMIA
Novo decreto diminui toque de recolher e libera venda de bebidas em bares até as 23h
ACIDENTE
Mulher envolvida em acidente no Centro ficou presa às ferragens de veículo
PROSSEGUIR
Governo atualiza mapa da Covid e Dourados volta para "bandeira vermelha"
POLÍCIA
Homem morre ao tentar invadir delegacia de Glória de Dourados