Menu
Busca quarta, 02 de dezembro de 2020
(67) 99659-5905
AÇÃO COMUNITÁRIA

Escoteiros realizam mutirão de prevenção ao Aedes aegypti

18 setembro 2017 - 09h30

Jovens do Grupo Escoteiro São Jorge, de Dourados realizaram no último sábado, dia 16 de setembro, uma atividade de conscientização para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti na região do Parque Alvorada.

A ação fez parte de um grande projeto desenvolvido pelos escoteiros de todo Brasil o 19º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, popularmente conhecido como MutCom, é uma atividade de mobilização nacional voltada à integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. Para os jovens é a oportunidade de exercer atividades de serviço que estimulam o envolvimento com a comunidade.

O projeto desenvolvido no Bairro Parque Alvorada teve como foco o combate a Dengue, como explica o coordenador da atividade Chefe André Borba, a ideia do projeto foi de trazer para a comunidade informações sobre a importância da prevenção dos pontos de proliferação do mosquito e a confecção e distribuição de uma "Mosquitoeira" ou "Mosquitérica".

A "mosquitoeira" é um dispositivo simples que pode ser confeccionado com garrafas pet de refrigerante cortada no meio, onde a parte do gargalo fica virada de cabeça para baixo dentro da outra. A garrafa fica com água até sair alguns centímetros do gargalo. O gargalo é vedado com um tecido fino, para que os ovos possam passar para baixo. Porém, quando as larvas se desenvolverem, elas não conseguem passar e ficarão presas. No fundo da garrafa pode-se colocar algum tipo alimento, tais como: arroz, alpiste, ração, etc. Por causa desses alimentos, surgirão bactérias, que são presas das larvas o que atrai os mosquitos para a armadilha, fazendo com que reduza a procriação em locais de difícil acesso as pessoas, como por exemplos, nas calhas ou caixas d’água abertas.

O chefe André ressalta que a "Mosquitoeira" é apenas um elemento de apoio ao combate a dengue, mas que todos devemos ficar atentos com os pontos de potenciais criadouros, como caixas d’água sem tampa, vasos de plantas com água, ralos e diversos outros pontos que podem acumular água.

Esta atividade contou com a participação de crianças e jovens com idade de 7 a 17 anos, contribuindo para a conscientização da importância da participação de todos para uma sociedade melhor.

O Grupo Escoteiro São Jorge é uma instituição formada por adultos voluntários e jovens a partir dos 7 anos, que promove o escotismo, um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem morre após ser espancado em praça pública de Anaurilândia
POLÍCIA
Homem morre após ser espancado em praça pública de Anaurilândia
RACHADINHAS
Gilmar Mendes adia julgamento sobre prisão domiciliar de Queiroz
MILÍCIA
Justiça decide que Jamil Name permanecerá preso em Mossoró
MS
Novo sistema reforça combate a exploração sexual de crianças e adolescentes
Jovem é preso na rodoviária com maconha que levaria para São Paulo
DOURADOS
Jovem é preso na rodoviária com maconha que levaria para São Paulo
EDUCAÇÃO
STF suspende decreto de ensino separado para alunos com deficiência
Homem esfaqueia irmão 8 vezes após brigarem por divisão de porco
EDUCAÇÃO
Vestibulando da UFGD pode escolher curso de graduação já pensando na pós
IBAMA
Piloto morre após aeronave cair no Pantanal durante combate a incêndio
IMUNIZAÇÂO
Vacinação contra Covid começa com profissionais da saúde, idosos e indígenas

Mais Lidas

PANDEMIA
Casos de coronavírus levam fechamento de três agências bancárias em Dourados
PODER PÚBLICO
Gaeco volta às ruas de Dourados com nova operação
BR-376
Acidente entre Dourados e Fátima do Sul deixa um morto e dois feridos
CAMPO GRANDE
Homem apontado como parente de Rafaat é executado em frente a presídio