Jovens do Grupo Escoteiro São Jorge, de Dourados realizaram no último sábado, dia 16 de setembro, uma atividade de conscientização para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti na região do Parque Alvorada.
A ação fez parte de um grande projeto desenvolvido pelos escoteiros de todo Brasil o 19º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, popularmente conhecido como MutCom, é uma atividade de mobilização nacional voltada à integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. Para os jovens é a oportunidade de exercer atividades de serviço que estimulam o envolvimento com a comunidade.
O projeto desenvolvido no Bairro Parque Alvorada teve como foco o combate a Dengue, como explica o coordenador da atividade Chefe André Borba, a ideia do projeto foi de trazer para a comunidade informações sobre a importância da prevenção dos pontos de proliferação do mosquito e a confecção e distribuição de uma "Mosquitoeira" ou "Mosquitérica".
A "mosquitoeira" é um dispositivo simples que pode ser confeccionado com garrafas pet de refrigerante cortada no meio, onde a parte do gargalo fica virada de cabeça para baixo dentro da outra. A garrafa fica com água até sair alguns centímetros do gargalo. O gargalo é vedado com um tecido fino, para que os ovos possam passar para baixo. Porém, quando as larvas se desenvolverem, elas não conseguem passar e ficarão presas. No fundo da garrafa pode-se colocar algum tipo alimento, tais como: arroz, alpiste, ração, etc. Por causa desses alimentos, surgirão bactérias, que são presas das larvas o que atrai os mosquitos para a armadilha, fazendo com que reduza a procriação em locais de difícil acesso as pessoas, como por exemplos, nas calhas ou caixas d’água abertas.
O chefe André ressalta que a "Mosquitoeira" é apenas um elemento de apoio ao combate a dengue, mas que todos devemos ficar atentos com os pontos de potenciais criadouros, como caixas d’água sem tampa, vasos de plantas com água, ralos e diversos outros pontos que podem acumular água.
Esta atividade contou com a participação de crianças e jovens com idade de 7 a 17 anos, contribuindo para a conscientização da importância da participação de todos para uma sociedade melhor.
O Grupo Escoteiro São Jorge é uma instituição formada por adultos voluntários e jovens a partir dos 7 anos, que promove o escotismo, um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Domingo será de clima ameno e com variação de nuvens em Dourados

Calendário do licenciamento encerra com 55% de pagamentos em dia e avanço da digitalização no Detran

De sistema de climatização a reforço na segurança, presídio de Ponta Porã recebe melhorias estrutura

Festival inédito de futebol feminino inspira nova geração de meninas em Mato Grosso do Sul

Estudo inédito revela potencial estratégico de estoque de carbono na Bacia do Alto Paraguai

Projeto mapeia locais com vulnerabilidade climática e sugere soluções

Gianni Nogueira destaca papel do agronegócio

Homem é preso por embriaguez ao volante após bater em carro e tentar fugir

Número de feridos chega a 750 após passagem de tornado pelo Paraná

Homem é contido por populares após ferir rapaz com faca no Jardim Harrison de Figueiredo
Mais Lidas

Processo seletivo abre 81 vagas com salários de até R$ 4,9 mil

Armado com faca, 'stalker' é preso em Dourados após ameaças

Piracema tem início e pesca passa a ser proibida nos rios de MS a partir desta quarta

