Menu
Busca quinta, 02 de julho de 2020
(67) 99659-5905
REDE MUNICIPAL

Escola realiza projeto de leitura e alunos têm 'noite do autógrafo' em Dourados

09 dezembro 2019 - 15h05Por Da Redação
Alunos da Escola Municipal  Bernardina Corrêa  de Almeida  participaram da "Noite do autógrafo" na última quinta-feira (5/12). O evento integra uma das ações do  projeto denominado “ Estante Mágica”, que consiste em  orientar os estudantes a  produzir um livro e publicá-lo,  como e-book e físico. 
 
A ação  teve toda sua elaboração e efetivação supervisionada pela  direção, coordenação pedagógica e docentes da unidade escolar,  colaboradores da própria escola, como também a efetiva  participação dos pais na construção do material a ser publicado. “Cada aluno foi  protagonista da sua própria  produção”, destaca a coordenadora Lourdes Cecília Lopes Luciano. ´
 
Foram quatro meses de trabalho da equipe com os alunos, professores regentes e de área na efetiva elaboração, reescrita, correções e adequações até chegar ao resultado final, o livro do aluno. 
 
O projeto foi desenvolvido com todos os alunos da unidade escolar, 10 turmas do 1º ao 5º ano, foram mais de 200 produções que necessitaram de revisões, leitura, reescrita dos textos para que as  produções   saíssem a  contento .
 
A diretora Eliane Triches, destaca que  a escola Bernardina foi protagonista entre as escolas públicas de Dourados, tendo em vista que nenhuma outra escola pública municipal ou estadual  teria realizado esse projeto. “Fomos pioneiro, pois acreditamos que trabalhar a leitura e a escrita integrando as disciplinas é uma forma de o aluno desenvolver as habilidades e as competências exigidas para o século XXI. Esse trabalho possibilitou  a integração entre as famílias e a escola, bem como também estimulou a autoestima dos educandos tendo em vista que tornaram-se escritores de verdade, tendo livro publicado, noite de autógrafo, sendo recebidos como estrelas", disse.
 
A coordenadora Silvani Vilar, grande motivadora para a realização da ação,  ressalta que a escola está sempre em busca de meios que favoreçam o bom desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos. “O aluno que é estimulado a ler, a ter contato com vários tipos de textos, se torna um apreciador da leitura e conseqüentemente, tende a se tornar um escritor com qualidade nos seus escritos”.
 
A professora Angela Hall, do 2º  ano “A” matutino  achou oportuno o projeto na escola, pois possibilita ao educando ser o autor de sua própria história.   Já a professora Eliane Branco do 5º “B”  vespertino, enfatizou que os alunos se sentiram valorizados, no sentido de poder mostrar através do projeto, que são capazes de dar  asas à imaginação e criar lindos trabalhos, foi  uma superação  para eles, que se dedicaram com esmero nas produções.
 
Por fim, a escola através de depoimentos dos pais, dos próprios alunos  e demais envolvidos no projeto, teve a  certeza que o projeto foi um marco neste ano, isso foi verificado  na noite do autógrafo, cada pai presente demonstrou em gestos, palavras e emoções o quanto estava gratificado com o trabalho realizado através do portal Estante Mágica. A gestão escolar, juntamente com a equipe pedagógica, acertou na proposta do projeto, oportunizando aos nossos alunos, através do estímulo da leitura e da escrita um ensino de qualidade para o pleno exercício da cidadania.   
 
    
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEÃO
Entrega do Imposto de Renda com atraso tem multa a partir de hoje
MATO GROSSO DO SUL
Hotel deve indenizar pais de vítima que morreu afogada
DOURADOS
Aced distribui informativo, máscaras e cartazes de incentivo ao comércio
BRASIL
Plano Safra terá mais recursos e menos juros
MATO GROSSO DO SUL
Decreto reconhece crédito extraordinário aberto pelo Poder Executivo
BELA VISTA
Assentado é multado por exploração ilegal de madeira e desmatamento
ECONOMIA
Dólar tem forte queda e fecha a R$ 5,31 no 1º pregão de julho
PONTA PORÃ
Homem é encontrado morto embaixo de árvore e suspeita é que ventania gerou acidente
TRÁFICO DE DROGAS
Homem é preso ao transportar 260 kg de maconha em “mocó” de caminhão
POLÍCIA
DOF bate recorde de apreensões de droga no 1° semestre do ano com 109 t

Mais Lidas

REGIÃO
'Ciclone bomba' traz ventos fortes e alertas de granizo, chuvas e queda de temperatura a Dourados
PANDEMIA
MS soma mais cinco mortes de coronavírus; morador de rua douradense é uma das vítimas
POLÍCIA
Dupla é presa por tráfico de drogas no Dioclécio Artuzi
PANDEMIA
Dourados tem quatro mortes por Covid em 24 horas, uma das vítimas médico