Alunos da Escola Municipal Bernardina Corrêa de Almeida participaram da "Noite do autógrafo" na última quinta-feira (5/12). O evento integra uma das ações do projeto denominado “ Estante Mágica”, que consiste em orientar os estudantes a produzir um livro e publicá-lo, como e-book e físico.
A ação teve toda sua elaboração e efetivação supervisionada pela direção, coordenação pedagógica e docentes da unidade escolar, colaboradores da própria escola, como também a efetiva participação dos pais na construção do material a ser publicado. “Cada aluno foi protagonista da sua própria produção”, destaca a coordenadora Lourdes Cecília Lopes Luciano. ´
Foram quatro meses de trabalho da equipe com os alunos, professores regentes e de área na efetiva elaboração, reescrita, correções e adequações até chegar ao resultado final, o livro do aluno.
O projeto foi desenvolvido com todos os alunos da unidade escolar, 10 turmas do 1º ao 5º ano, foram mais de 200 produções que necessitaram de revisões, leitura, reescrita dos textos para que as produções saíssem a contento .
A diretora Eliane Triches, destaca que a escola Bernardina foi protagonista entre as escolas públicas de Dourados, tendo em vista que nenhuma outra escola pública municipal ou estadual teria realizado esse projeto. “Fomos pioneiro, pois acreditamos que trabalhar a leitura e a escrita integrando as disciplinas é uma forma de o aluno desenvolver as habilidades e as competências exigidas para o século XXI. Esse trabalho possibilitou a integração entre as famílias e a escola, bem como também estimulou a autoestima dos educandos tendo em vista que tornaram-se escritores de verdade, tendo livro publicado, noite de autógrafo, sendo recebidos como estrelas", disse.
A coordenadora Silvani Vilar, grande motivadora para a realização da ação, ressalta que a escola está sempre em busca de meios que favoreçam o bom desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos. “O aluno que é estimulado a ler, a ter contato com vários tipos de textos, se torna um apreciador da leitura e conseqüentemente, tende a se tornar um escritor com qualidade nos seus escritos”.
A professora Angela Hall, do 2º ano “A” matutino achou oportuno o projeto na escola, pois possibilita ao educando ser o autor de sua própria história. Já a professora Eliane Branco do 5º “B” vespertino, enfatizou que os alunos se sentiram valorizados, no sentido de poder mostrar através do projeto, que são capazes de dar asas à imaginação e criar lindos trabalhos, foi uma superação para eles, que se dedicaram com esmero nas produções.
Por fim, a escola através de depoimentos dos pais, dos próprios alunos e demais envolvidos no projeto, teve a certeza que o projeto foi um marco neste ano, isso foi verificado na noite do autógrafo, cada pai presente demonstrou em gestos, palavras e emoções o quanto estava gratificado com o trabalho realizado através do portal Estante Mágica. A gestão escolar, juntamente com a equipe pedagógica, acertou na proposta do projeto, oportunizando aos nossos alunos, através do estímulo da leitura e da escrita um ensino de qualidade para o pleno exercício da cidadania.
Deixe seu Comentário
Leia Também

FUTEBOL
Operário e Náutico vencem fora de casa e ficam perto da decisão no Estadual Sub-17

FUTEBOL
Bragantino e Atlético-MG se enfrentam neste domingo no Brasileirão

Peças pré-colombianas do Museu do Marajó são digitalizadas em 3D

EDUCAÇÃO
DOURADOS Enem 2025: candidatos fazem prova de matemática e ciências da natureza
OAB e Prefeitura lançam campanha para ajudar vítimas de Rio Bonito do Iguaçu

TRAGÉDIA
CAMPO GRANDE Igreja Católica divulga programação das celebrações fúnebres de padre morto em Dourados
Homem é socorrido após ser esfaqueado pela esposa, que segue foragida

FUTEBOL
Flamengo goleia Sport e assume liderança do Campeonato Brasileiro

BR-163
Motorista é preso transportando 300 caixas de vinhos contrabandeados

SAÚDE
MS faz acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Mais Lidas

REGIÃO
Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

INVESTIGAÇÃO
Jovem de 18 anos e adolescente são detidos por latrocínio e ocultação de cadáver de padre

INVESTIGAÇÃO
Padre de Douradina está desaparecido; suspeita inicial é de latrocínio

CENTRAL DE ABASTECIMENTO
Pais e alunos estiveram presentes no evento - Crédito: Divulgação