O período de férias é de muito trabalho para as equipes da Área de Educação do Sesi (Serviço Social da Indústria) em Mato Grosso do Sul. Os colaboradores se revezam para atender os pais de alunos que não querem deixar a matrícula dos filhos para a ultima hora.
As unidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá estão oferecendo cursos regulares (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), EJA (Educação de Jovens e Adultos) e as unidades do interior também contam com o EBEP (Educação Básica do Sesi articulada com a Educação Profissional do Senai). O início das aulas está previsto para o dia 1º de fevereiro.
Em Dourados, os interessados em efetuar a matrícula podem buscar informações na Escola do Sesi, por meio do número (67) 3424-4822, com Ariane Barbosa. Os interessados em cursar o EBEP estão realizando a chamada pré-matrícula. Este ano, a grande novidade é que, além de Dourados, os municípios de Corumbá e Três Lagoas também oferecem esta modalidade de ensino. São 90 vagas em todo o Estado, 30 para cada uma das unidades.
O período de pré-matrícula da EBEP vai até dia 20 de janeiro e o resultado da seleção será divulgado no dia 26, nas sedes das escolas. Já a matrícula será de 27 a 29 de janeiro. Para a pré-matrícula os interessados devem apresentar a declaração de baixa renda, comprovante da categoria dos trabalhadores da indústria e dependentes a qual pertencem e o histórico escolar do Ensino Fundamental.
EJA
No caso da EJA estão disponíveis 188 vagas gratuitas para industriários e dependentes de Dourados. As matrículas terão inicio em 20 de janeiro.
Para a superintendente do Sesi, Maura Gabínio, a gratuidade é uma possibilidade de proporcionar ao trabalhador da indústria o acesso ao conhecimento e promover a elevação do capital cultural. "Isso, certamente, vai resultar em boas oportunidades, proporcionando melhor qualidade de vida.
Acreditamos que com essa oferta de vagas, o industriário poderá acelerar a formação", analisou, completando que o Plano Estratégico do Sesi tem como um dos seus desafios a promoção da educação básica de qualidade para o trabalhador e sua família.