Menu
Busca quinta, 22 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
UNIGRAN

Escola Caic recebe cartilhas sobre práticas alimentares saudáveis

28 novembro 2017 - 08h47Por Da Redaçao

Os acadêmicos de Nutrição da Unigran levaram muita informação durante o Circuito Interdisciplinar Cultural, realizado na Escola Municipal Neil Fioravanti, o Caic. Na ação, os futuros nutricionistas distribuíram cartilhas produzidas em sala de aula com orientações sobre práticas alimentares saudáveis para as crianças, adolescentes, pais de alunos e professores da escola.

As cartilhas orientativas foram produzidas na disciplina “Nutrição da Infância ao Idoso”, sob a coordenação da professora Juliana Barros de Almeida. Os materiais apresentam os diferentes ciclos da vida separados em quatro categorias com público-alvo específico: alimentação complementar, com crianças de 6 meses a 2 anos; pré-escolar, com idade de 2 a 6 anos; escolar, de 7 a 10 anos, e adolescentes, de 10 a 19 anos. 

“Desde a elaboração do projeto já havia o objetivo de encerrá-lo possibilitando a aplicação na comunidade do material elaborado (cartilhas) e, assim, estreitar o abismo existente entre os conhecimentos adquiridos em sala de aula e sua aplicabilidade, expondo os acadêmicos à situação prática e beneficiando a comunidade com trabalho de educação nutricional”, menciona a professora.

Juliana Barros comenta que a vivência do acadêmico no trabalho de educação nutricional é importante no sentido de que há carência de informação de qualidade sobre alimentação e em linguagem acessível, pois há particularidades existentes em cada “faixa etária”, o que exige uma linguagem adequada e focada. “A vivência prática é enriquecedora no processo de ensino/aprendizagem e permite ao acadêmico sentir-se mais confiante para execução de outras atividades práticas”, ressalta Juliana Barros.

Para Letícia Aline Santos Batista, acadêmica do 6º semestre de Nutrição, o contato com a criança e ter esta experiência antes da formação, é essencial e gratificante. “Precisamos ter o conhecimento do conteúdo, mas também como aplicá-lo”, afirma.

O grupo da estudante trabalhou a faixa etária pré-escolar, idade de 2 a 6 anos, com a cartilha “Os Alimentos Superpoderosos”. “O material é uma ilustração dos alimentos que são mais importantes para esta faixa etária, as crianças nesta idade estão iniciando a leitura, têm algumas dificuldades de compreensão. Nós ilustramos através de uma história em quadrinhos dando ênfase no leite, no brócolis, alimentos que são ricos em ferro para dar mais força, cálcio, vitamina A e C que ajudam no sistema imunológico, frutas para dar energia e carboidrato”, 

A cartilha destinada ao público na fase da adolescência abordou os nutrientes que devem ser consumidos em maior quantidade nesta idade. Anny Caroline Ferreira Gomes da Silva, 11 anos, é aluna do 5º ano no Caic e aprovou as orientações recebidas. “Eu aprendi que a gente tem que ter uma alimentação saudável e não pode consumir muitos doces. Achei legal ter essas informações, porque eu como muito doce, agora vou comer mais frutas”, garante.

O Circuito uniu atividades de todas as áreas do conhecimento. Sônia Vasconcelos, diretora-adjunta da Escola Caic revela que houve a necessidade de desenvolver um projeto interdisciplinar e cultural. O aluno está inserido em um espaço histórico, geográfico, simbólico e numérico, na escola as disciplinas são separadas e o circuito tem o intuito de integrar essas disciplinas. Fazer com que o aluno goste de todas as disciplinas de forma prazerosa”, enfatiza.

As atividades dinâmicas e lúdicas expuseram as metodologias de trabalho das áreas. “Tivemos a Matemática com jogos interativos, a contação de histórias em Língua Portuguesa, na área da Biologia contamos a parceria da UNGIRAN com os alunos da Nutrição, agradecemos pela importante colaboração”, finaliza Sônia Vasconcelos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARAGUAI
Ministra fecha presídio onde filha de servidor tentou entrar com dinamite
CONFRONTO DE VERSÕES
PGR diz que Flávio Bolsonaro não cometeu crime ao faltar à acareação
IVINHEMA
Homem procura delegacia após ser ameaçado pela esposa, 'vou te matar'
UEMS
Simpósio de Ensino em Saúde debate enfrentamentos e resiliência na área
TJ/MS
Queda de produtos da prateleira gera indenização de R$ 8 mil a mãe e filha
CORONAVÍRUS
Senador Arolde de Oliveira morre no Rio aos 83 anos vítima de Covid
CRIME AMBIENTAL
Trio é autuado em R$ 2,7 mil por pesca ilegal com petrechos proibidos
CORONAVÍRUS
Voluntário do teste da vacina de Oxford que morreu tomou placebo
REGIÃO
Homem é autuado por maus-tratos a cachorros
RELIGIÃO
Papa Francisco defende união civil entre gays: 'São filhos de Deus'

Mais Lidas

DOURADOS
Acidente entre carreta e motocicleta mata mulher na BR-163
HOMICÍDIO EM 2013
Condenada pela morte do ex em Dourados é presa na Capital
DOURADOS
Motorista bêbado causa acidente em semáforo da Avenida Marcelino Pires
DOURADOS
Carona de motociclista que morreu em acidente com carreta corre risco de ter perna amputada