Menu
Busca segunda, 01 de março de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Denúncia aponta presos em churrascos com luxo e participação de enfermeiras na PED

27 janeiro 2021 - 19h55Por Thalyta Andrade

O Dourados News recebeu informações de fontes que trabalham dentro da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), mas preferem não se identificar, sobre como presos promoviam festas e ostentavam regalias dentro de celas da unidade, com a participação de pelo menos um agente penitenciário – que foi identificado e afastado – e também de enfermeiras que prestam serviço para a Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme as informações repassadas à reportagem, durante vistorias nas celas 3 e 4 do Setor Administrativo (local onde ficariam os internos que prestam serviços dentro da unidade), teriam sido encontradas várias irregularidades que comprovariam a rotina de regalias mantida por um grupo de detentos. 

O flagrante teria acontecido nos dias 22 e 23 deste mês, mesmas datas em que a própria Agepen MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) confirmou ao Dourados News ter ocorrido uma operação de vistoria que acabou com um agente penitenciário afastado de suas funções por ter sido flagrado em conversas por troca de mensagens com um detento.(confira aqui).

Segundo os detalhes repassados pelas fontes, foram encontrados 12 celulares de última geração, acessórios eletrônicos, diversos perfumes e bebidas importadas, caixas térmicas com uma quantidade significativa de cortes nobres de carnes para churrasco, suplementos alimentares, caixas de som e porções maconha.

Ainda conforme as informações, nos celulares apreendidos foram identificadas fotos e vídeos dos presos ostentando em festas regadas a churrasco, bebidas, drogas e muita música. Isso com a participação das enfermeiras que seriam de uma empresa terceirizada que presta serviço para a Prefeitura de Dourados, sendo cedidas e lotadas para atendimento na unidade. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou ao Dourados News que o caso e a conduta dessas servidoras estão sendo apurados.

“O que causa indignação é que as celas ficaram por muito tempo sem a devida vistoria. O reflexo disso é o descaso total com os policiais penais e com a população em geral. Nas celas existiam até móveis planejados em um ambiente com mais estrutura do que a casa de muitos trabalhadores que lutam pra sobreviver e pagar seus impostos”, detalhou uma das fontes, que acusou ainda superlotação e déficit de servidores. “São 14 servidores por plantão pra monitorar e custodiar 2.500 presos, falta investimentos, estrutura e principalmente gestão. Lamentável a realidade da maior penitenciária do estado do Mato Grosso do Sul”, finalizou.

O QUE DIZ A AGEPEN

Procurada, a assessoria de comunicação da Agepen MS refutou as informações sobre as regalias e irregularidades na rotina dos detentos. Conforme a assessoria, a única informação confirmada é a apreensão de celulares dentro das celas e os demais detalhes não são procedentes. Além disso, apreensões de drogas são registradas na delegacia e tudo que é irregular e é apreendido dentro da PED resulta na abertura de uma investigação interna para apurar desde como entrou na unidade, até os envolvidos no caso, para que sejam aplicadas as punições cabíveis.

Sobre a superlotação, a Agepen MS confirma o cenário e informou que atualmente em uma capacidade física para 718 detentos a unidade prisional comporta 2,38 mil. 

Inaugurada em 01 de Dezembro de 1997, a PED recebe condenados em regime fechado de todo o Estado.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Atendimento ao público durante correição no MPF será virtual
Março deve ter temperaturas elevadas e chuvas intensas em MS
PREVISÃO
Março deve ter temperaturas elevadas e chuvas intensas em MS
Dourados tem elevação na média móvel de covid e mortes quase dobram
LEVANTAMENTO
Dourados tem elevação na média móvel de covid e mortes quase dobram
Balança comercial tem superávit de US$ 1,152 bilhões em fevereiro
ECONOMIA
Balança comercial tem superávit de US$ 1,152 bilhões em fevereiro
Motorista fica preso às ferragens após colisão entre carro e carreta
ITAPORÃ
Motorista fica preso às ferragens após colisão entre carro e carreta
NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS
Escolha o condomínio fechado para morar em Dourados
MATO GROSSO DO SUL
Saúde inicia capacitação de coordenadores municipais de controle de vetores
BRASIL
Governo reabre programa de renegociação de dívidas com a União
ATENTADO CONTRA A VIDA
Polícia impede mulher de cometer suicídio em Guia Lopes da Laguna
SAÚDE & BEM-ESTAR
10 Motivos para treinar na Studio Moove Academia

Mais Lidas

ACIDENTE
Veículo pega fogo ao colidir em coqueiro entre Dourados e Itaporã
DOURADOS
Jovem colide moto e embriagado tenta fugir do hospital, mas é detido
PANDEMIA
Mais uma pessoa morre por covid em Dourados e casos confirmados se aproximam de 21 mil
DOURADOS
Homem é suspeito de incendiar carro de vizinho após ser mordido por cachorro