quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
PERIMETRAL NORTE

Entidades divulgam nota em apoio a indígenas e denunciam 'barbárie'

27 janeiro 2020 - 08h25Por Wender Carbonari

Após os desdobramentos de conflito entre produtores rurais e grupos indígenas na região Nordeste de Dourados, 11 entidades assinaram em conjunto uma nota de apoio às etnias indígenas envolvidas em atritos no território sul-mato-grossense.   

No dia 3 de janeiro de 2020 houve um confronto aberto entre indígenas e seguranças particulares contratados por produtores rurais para fazer vigilância de um território localizado às margens da Perimetral Norte. 

A nota emitida por um conjunto de associações, comitês e sindicatos citam uma série de ocorrências registradas nos últimos meses, detalhando alguns casos em que indígenas teriam sido atacados em Mato Grosso do Sul.

As entidades reiteraram que os povos indígenas no Estado “vêm sofrendo ataques e ações violentas, dentre elas, por parte de ‘seguranças’ contratados por proprietários de terra, por ataques decorrentes de intolerância étnico-racial”.

No texto, as entidades afirmam se solidarizar com a situação vivida pelos povos Guarani e Kaiowá. Estes grupos, de acordo com a nota de apoio, estão sofrendo processos de “desterritorialização”, mas continuam resistindo às pressões externas. 

“Reiteramos a urgência, a responsabilidade e o empenho do Estado brasileiro, por parte do Ministério da Justiça e do Ministério Público Federal na resolução da questão que envolve a demarcação das terras indígenas em Mato Grosso do Sul, fundamentais para a existência e para a redução da violência contra esses povos”.  

Assinaram conjuntamente a nota de apoio a AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Dourados); AGB  (Associação dos Geógrafos Brasileiros - Nacional); Anpege (Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia); Diretoria ADUFDourados (Sindicato das (os) Professoras (es) da UFGD); ADUFMS (Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional); Comitê de Defesa Popular (Fórum de Entidades e Movimentos Populares de Dourados).

Também fazem parte da lista a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul); MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra); Simted de Dourados (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação); Sintrae-Sul (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Região Sul do Estado de Mato Grosso do Sul); Sintrapp (Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Prudente e Região).

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira
SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual
UNIGRAN

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

TEMPO

Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta