Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905

Entidades de Dourados protestam hoje contra aumento no IPTU

12 dezembro 2009 - 08h27

Representantes do Comitê de Defesa Popular, movimento estudantil e empresários de Dourados, prometem ir à praça pública, na manhã deste sábado, em protesto contra a proposta da prefeitura que aumenta o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). As ações acontecem a partir das 9 horas, na Praça Antônio João.
Estão previstas adesivagem, distribuição de panfletos, afixação de cartazes e lonas com frases escritas pela população acerca do assunto.
O presidente do Comitê, Ronaldo Ferreira, explica que o movimento tem como objetivo sensibilizar o poder público para não oficializar a proposta de aumento proposto pela prefeitura. Ele explica que os setores mais carentes da sociedade serão os mais prejudicados. "A população já sofre demais com as crises que afetam o mundo inteiro. É lamentável mais um encargo no bolso do trabalhador. Além disso, a maioria dos estudantes universitários de Dourados pagam aluguel, que com supervalorização tende a subir", explica.
Segundo ele, entre outras preocupações, as entidades temem inclusive, a falta de investimento para quem vem de fora. "Dourados terá um custo de vida mais alto, o que pode refletir em falta de investimento no município. Portas fechadas na área central é uma realidade muito próxima caso o imposto suba e penalize a população", conta.
Segundo Ronaldo, a partir de amanhã uma ampla campanha será realizada em Dourados contra o aumento. Ele disse que as entidades pretendem se reunir na Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira, às 14h, quando o projeto será votado.
Ele adianta que caso seja aprovado o reajuste, as entidades farão faixas e panfletos com os nomes de cada vereador que votou a favor. "A população precisa ser informada sobre as ações dos nossos representantes, que estão lá para defender o interesse da população", conta.
Segundo ele, os grupos também exigem esclarecimentos sobre informações de que o prefeito Ari Artuzi estaria pretendendo mudar o processo eleitoral nas escolas, com a nomeação de diretores e eventuais mudanças no Instituto de Previdência em Dourados (Previd). Apesar de na última sessão, os vereadores esclarecerem que não há intenção de mudanças em ambos os casos, o grupo volta à Câmara com o intuito de impedir que os supostos projetos sejam votados "no apagar das luzes".

ENTENDA O CASO
A proposta da prefeitura de Dourados de reajuste do IPTU vai aumentar em 33%, em média, o valor a ser pago pelo contribuinte. Em alguns casos, este valor chega a 100%. Em nota, a prefeitura informou que não houve aumento na alíquota e sim uma reavaliação do valor venal dos imóveis. "Em muitos locais já existe o asfalto e diversas outras melhorias e, no cadastro da prefeitura não constavam os benefícios", explicou o Executivo, em release distribuído à imprensa.


Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Polícia Militar flagra dupla armada na região do Parque das Nações
AVANÇO DA COVID-9
Brasil passa a Itália e se torna 3º país com mais vítimas do coronavírus
PONTA PORÃ
Veículos com maconha que seguiam para MG e SP são apreendidos
LIVE SEMANAL
Bolsonaro diz que manifestantes contrários são "terroristas"
CAPITAL
Motorista bêbada oferece R$ 500 a PMs após atropelar entregador
JUSTIÇA
Incorporadora deve rescindir contrato e devolver 75% pago por terreno
BATAGUASSU
Homem tenta entrar em presídio com droga em creme dental e acaba preso
FACADA
MPF conclui que Adélio agiu sozinho em ataque contra Bolsonaro
SETE QUEDAS
Polícia apreende veículo com quase 400 quilos de maconha na MS-160
CORONAVÍRUS
Em uma semana, laboratório da UFGD realiza 129 exames de covid-19

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados