A Funced (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados) promove neste sábado, dia 19 de dezembro, o 30º Encontro de Corais. O encontro que já faz parte do calendário de eventos do município, também foi incluído na programação dos 74 anos da cidade. A data é comemorada em 20 de dezembro.
Tradicional em Mato Grosso do Sul, o Encontro de Corais de Dourados, foi realizado pela primeira vez em 1978. A proposta do evento que hoje reúne corais de todos os lugares do país é de valorizar esta modalidade de arte e cultura, que resiste a modernidade.
De acordo com o setor de Cultura da Funced, o evento começou com a participação dos coros formados pelas igrejas locais, com o crescimento da cidade e a divulgação do encontro, foram surgindo corais de diversas cidades. Hoje até representantes de outros estados, vêm a Dourados para apresentar seus repertórios.
O Encontro de Corais já foi realizado em diferentes locais da cidade, na Catedral de Dourados, no Clube Indaiá e por fim no Teatro Municipal, onde a acústica favoreceu aos coros e por isso, agora, o evento acontece todos os anos neste espaço. Nesta 30ª edição, já estão confirmadas as apresentações dos corais de Luzes de Fátima do Sul, Coral Municipal de Rio Brilhante e do Coral Guarauby de Dourados, que junto ao evento comemora seus 30 anos.
Servidora pública e coralista que participa todos os anos do encontro,Terezinha Torraca , disse que este tipo de evento resgata as grandes manifestações artísticas e culturais no país. “Além de mostrar ao público um pouco do que já representou o coral nas décadas passadas, para nós que integramos estes grupos é sem dúvida alguma uma terapia. O coral nos ajuda a lidar melhor com o estresse do dia a dia,”, afirmou Terezinha.