Menu
Busca sexta, 24 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Empresa de telecomunicações e banco contestam lockdown na Justiça

31 maio 2021 - 10h08Por André Bento

O Decreto nº 400, de 28 de maio de 2021, expedido pelo prefeito Alan Guedes (PP) para determinar lockdown de domingo (30) até o próximo dia 12 de junho em Dourados, já é alvo de pelo menos duas ações judiciais movidas por empresas que alegam riscos às suas atividades diante das restrições de funcionamento. 

A norma que dispõe sobre medidas restritivas para prevenção do contágio do novo coronavírus (Covid-19), doença com quase 32 mil diagnósticos e mais de 500 óbitos no município, libera o mínimo de setores, veda atendimentos presenciais e estabelece 'lei seca' por 14 dias. 

O Dourados News apurou que uma das ações foi movida pela MHNET Telecomunicações Eireli EPP. Através do mandado de segurança número 0806875-05.2021.8.12.0002, distribuído à 6ª Vara Cível da comarca no sábado (29), queixa-se “que dentro das ressalvas indicadas no decreto, não consta as empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, como é o caso da Impetrante”.

Por essa razão, requer liminar “para que não ocorra a coação informada que proíba a impetrante de manter aberto em funcionamento suas lojas e/ou pontos de atendimento ao cliente, bem como não seja impedida de prestar suporte e instalação para manter e/ou reestabelecer o funcionamento dos serviços de telecomunicações”.

“Mais uma vez se utilizando do conhecimento público e notório é sabido que os serviços de telecomunicações tem sido um grande aliado nesse momento, já tão extenso de pandemia, sendo inegavelmente um serviço essencial, logo, é urgente e necessária a manutenção dos serviços de telecomunicações, sob pena de grave ameaça e danos a população”, argumenta.

Já no mandado de segurança número 0806874-20.2021.8.12.0002, também distribuído para a 6ª Vara Cível de Dourados, o Banco Mercantil do Brasil S.A requer liminar “autorizando a abertura das agências bancárias do Impetrante, observando as regras impostas tanto no Decreto Municipal nº 400, quando no Decreto Estadual nº 15.644, comprometendo-se o Impetrante a utilizar de todos os meios possíveis para dar segurança aos clientes e aos seus empregados”.

A autora do processo informa que “todos os aposentados ou pensionistas no Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), tão logo tenham seus benefícios concedidos, precisam, obrigatoriamente, se dirigir até a agência do Impetrante, para realizar o seu cadastro bancário, cadastrar biometria, senha, dentre outras verificações de segurança (‘prova de vida’) para receber o seu benefício”. 

“Sem o comparecimento do novo segurado do INSS até uma agência do Impetrante, não é possível realizar o pagamento do seu benefício (aposentadoria, pensões e etc.), até porque necessário o devido cadastro utilizando-se inicialmente dos dados enviados pela Previdência Social, criando-se uma identificação eletrônica do cidadão”, argumenta.

No pedido feito à Justiça, o Banco Mercantil do Brasil S.A pondera ser “importante esclarecer” que “não pretende neste Mandado de Segurança, em hipótese alguma, a abertura normal e irrestrita de suas agências”. “Pelo contrário, o que se pretende é possibilitar o atendimento dos beneficiários do INSS, para que possam iniciar o recebimento de seus benefícios, com todas as cautelas possíveis e exigíveis, inclusive, no próprio Decreto”, pontua. 

O Dourados News acionou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Dourados na manhã desta segunda-feira (31) para questionar sobre esses processos e aguarda resposta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Novos aspectos da Rota Bioceânica serão discutidos hoje em Live
UEMS
Novos aspectos da Rota Bioceânica serão discutidos hoje em Live
Bola cheia...! Bola murcha...!
COLUNA
Bola cheia...! Bola murcha...!
CAPITAL
Homem é encontrado com braço e perna quebrada após ser baleado
Governo abre licitação para revitalizar a Rua Coronel Ponciano
DOURADOS
Governo abre licitação para revitalizar a Rua Coronel Ponciano
Viver Bem da Unimed atende gestantes com o Gestar Bem
SAÚDE & BEM-ESTAR
Viver Bem da Unimed atende gestantes com o Gestar Bem
NEGÓCIOS & CIA
Seja um empreendedor de sucesso na internet com as técnicas do MSD; Conheça aqui
INFORME PUBLICITÁRIO
"Segredo" da franquia, porção de polenta frita é sucesso no Jet Chicken
REPESCAGEM
Vacinação continua nesta sexta com D1 para maiores de 18 anos no CCI 
PANDEMIA
Tereza Cristina testa positivo para a Covid e cancela agenda em MS
FUTEBOL
Tite convoca a Seleção nesta sexta-feira para rodada tripla

Mais Lidas

PEDRO JUAN CABALLERO
Adolescentes desaparecidas na fronteira são localizadas
FRONTEIRA
Adolescentes brasileiras estão desaparecidas desde o último sábado
TRAGÉDIA 
Motociclista morre na BR-163 em Dourados após bater em uma capivara 
CRONOGRAMA
Questões técnicas atrasam obras e aeroporto de Dourados não abrirá esse ano