quinta, 15 de janeiro de 2026
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Embrapa de Dourados empossa novos membros do CAE

04 abril 2008 - 13h06

Na próxima quinta-feira, dia 10 de abril, na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados-MS, acontece a primeira reunião do ano do Comitê Assessor Externo (CAE), com a posse dos novos conselheiros e do diretor-executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Geraldo Eugênio de França.

O CAE, criado em 2004, tem como missão assessorar as Unidades da Embrapa em seus processos de planejamento, acompanhamento e avaliação. Esse órgão consultivo é composto por pessoas da sociedade, ligadas ao setor produtivo, educacional, comerciário, empresarial, agropecuário, dentre outros. Os membros do CAE colaboram, voluntariamente, com a gestão Embrapa e seus mandatos têm duração de dois anos.

Na Unidade de Dourados, o CAE é composto por José Geraldo Eugênio de França (diretor-executivo da Embrapa) - presidente, Fernando Mendes Lamas (chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste) - vice-presidente e Guilherme Asmus (chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), secretário-executivo, todos ligados à Embrapa.

Representando a sociedade, os novos conselheiros que tomam posse nesta quinta-feira são: Celso Arruda (delegado federal do desenvolvimento agrário de Mato Grosso do Sul), Damião Duque de Farias (reitor da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD), Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores (professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT), Fábio Edir dos Santos Costa (diretor-presidente da Fundect), Geraldo Teixeira de Almeida (presidente da Federação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso do Sul – Fetagri), John Landers (diretor da Associação de Plantio Direto no Cerrado), José Trevelin Júnior (diretor da Usina Eldorado Ltda.), Marcelo Troche (vice-presidente do Foro Brasil-Paraguai) e Olácio Komori (coordenador técnico da Associação dos Produtores Orgânicos de MS – APOMS).

Esta composição terá como primeira atividade colaborar na elaboração do IV Plano Diretor da Unidade (PDU), auxiliando no delinear de novas linhas de pesquisa e diretrizes para a Embrapa em Dourados. “A participação do CAE contribuirá para nortearmos este novo PDU”, frisa Fernando Mendes Lamas, chefe-geral da Empresa.

Outra ressalva de Lamas é a multidisciplinaridade do Comitê, onde “há representantes de diversos segmentos da sociedade e de toda área de abrangência da Unidade”.

Programação – a condução da reunião fica a cargo do diretor-executivo, Geraldo Eugênio. O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Guilherme Asmus apresentará um resumo analítico das ações do Centro de Pesquisa em 2007 e Fernando Lamas, as propostas de trabalho para 2008.

Na programação também constam as palestras “Dinâmica ambiental de pesticidas em áreas de cultura do algodoeiro”, com a professora da UFMT, Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores; e “Avanços de pesquisa com fixação biológica de nitrogênio na cultura do feijoeiro”, com o pesquisador da Embrapa, Fábio Martins Mercante.



Deixe seu Comentário

Leia Também

Regulamentação da cannabis medicinal pode ser votada em Comissão
POLÍTICA

Regulamentação da cannabis medicinal pode ser votada em Comissão

TRAMITAÇÃO

Avança proposta sobre contratação de aprendizes e pessoas com deficiência pelo poder público

Operação sobre fraude em licitação revela envolvimento de advogado com facção criminosa
"GRAVATA"

Operação sobre fraude em licitação revela envolvimento de advogado com facção criminosa

Carreta Digital leva cursos de tecnologia a estudantes indígenas
AMAMBAI

Carreta Digital leva cursos de tecnologia a estudantes indígenas

Vendas no varejo cresceram 1,5% até novembro de 2025
ECONOMIA

Vendas no varejo cresceram 1,5% até novembro de 2025

TRÁFICO

Quase uma tonelada de maconha é apreendida em caminhão de alimentos

SELO BOM CONDUTOR

Quase 3 mil motoristas do Mato Grosso do Sul já tiveram CNH renovada automaticamente

SAFRA 2025/26

Com alta de 10%, MS é o único Estado que deve crescer em produção de soja no Centro-Oeste

BRASIL

BC liquida Reag ligada às suspeitas de fraude no Banco Master

POLÍCIA

Foragido que não retornou de saída temporária em SP é preso em Campo Grande

Mais Lidas

ABASTECIMENTO

Manutenção na rede pode causar falta de água em cinco bairros de Dourados nesta terça-feira

JUSTIÇA

Banco é condenado por cobranças no ambiente de trabalho de cliente

VIGILÂNCIA FAZ FISCALIZAÇÃO

Bebê internada em Dourados após consumir fórmula tem apenas dois meses

TEMPO

Instabilidade climática coloca Dourados e região em zona de risco para tempestades