Menu
Busca quarta, 08 de julho de 2020
(67) 99659-5905
CORONAVÍRUS

Em uma semana, laboratório da UFGD realiza 129 exames de covid-19

04 junho 2020 - 20h20Por Da Redação

Com uma semana de funcionamento para exames de covid-19, o LPCS (Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde), da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) já efetuou 129 testes em amostras, todas oriundas de pacientes de Dourados. Outros 83 exames encontram-se em execução e devem ter resultados prontos em até 48 horas.
 
A equipe, que conta com técnicos de laboratórios das faculdades de Ciências da Saúde (FCS) e de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA), além de duas farmacêuticas bioquímicas e um biomédico, tem condições de analisar cerca de 50 amostras de material coletado por dia. Para isso, todo o espaço teve que passar por adequações, conforme recomendações sanitárias municipal e estadual. 
 
O trabalho é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e a Universidade, na tentativa de desafogar as atividades no Lacen (Laboratório Central), em Campo Grande, que fica a cargo de testar as amostras da saúde pública de praticamente todo o Estado.
 
Em dados atualizados nesta quarta-feira (03/06), o município de Dourados contabiliza 378 casos de covid-19 e se configura como a cidade com mais pessoas infectadas em Mato Grosso do Sul, que soma um total de 1.802 pacientes com coronavírus. Destes, 39 permanecem internados em hospitais públicos e privados do Estado.
 
COLABORAÇÃO
 
Para a participação na testagem, a UFGD conta com a colaboração do Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD), que tem cedido roupas privativas, sapatos impermeáveis e profissionais especializados da área da saúde. Os insumos para uso do LPCS, em sua maioria, foram adquiridos pela Universidade, mas também houve montante repassado pelo LACEN e doado por docentes que realizam pesquisas no laboratório.
 
LPCS
 
Com 300 metros quadrados de área, o Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS) foi inaugurado no início de 2014 como Laboratório Multiuso da UFGD. A estrutura foi construída com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações mediante termo de cooperação 04.10.0259.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Entregadores de aplicativos pedem legislação específica para categoria
MATO GROSSO DO SUL
Loja deve indenizar por forçar pagamento de produto não adquirido
CAMPO GRANDE
Exército Brasileiro realiza controle de fluxo e aferição de temperatura no HRMS
POLÍCIA
DNA revela que preso em São Paulo é autor de estupro em MS
SAÚDE
MPF ajuíza ação pedindo atendimento para indígenas residentes em áreas urbanas
REGIÃO
PMA flagra trio por pesca ilegal no rio Paraná
MATO GROSSO DO SUL
Hospitais terão que informar Secretaria sobre situação de internações por Covid-19
LEGISLATIVO DE MS
Aprovada utilização de Libras nos programas da rede pública de TV
ECONOMIA
Dólar fecha em queda com exterior e dados de varejo
DESMATAMENTO
Gaúcho leva multa de R$ 33 mil por crime ambiental praticado em MS

Mais Lidas

DOURADOS
Acusado de matar secretário pode ter tido surto de esquizofrenia
BR-163
Casal que morreu ao bater em carreta morava em Campo Grande
PANDEMIA
Dourados confirma mais três óbitos por coronavírus e ultrapassa 3 mil casos
PANDEMIA
Comerciante de 45 anos é a 37ª vítima do coronavírus em Dourados