Em meio ao avanço da chikungunya nas aldeias indígenas de Dourados, o governo federal anunciou, nesta sexta-feira (3), a liberação de recursos e o início de obras estruturais para enfrentar um dos problemas históricos da região, a falta de água.
A medida foi apresentada pelo ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, durante agenda no município. Segundo ele, além das ações emergenciais de saúde para conter a epidemia, o governo também busca soluções duradouras para as comunidades.
“Então viemos também anunciar a liberação de recursos por parte de outros ministérios. A presidenta da Funai [Lucia Alberta Baré], aproveitou pra assinar a ordem de serviço da tão esperada obra dos super-poços que estavam pendente, ela assinou lá na aldeia. Então a gente tá vindo tanto com respostas emergenciais, mas também com respostas estruturais”, afirmou.
A assinatura da ordem de serviço marca o início das obras dos chamados “super-poços”, considerados fundamentais para ampliar o acesso à água na Reserva Indígena de Dourados, onde vivem mais de 13 mil pessoas. O território enfrenta, há anos, crises recorrentes de desabastecimento, que impactam diretamente as condições de saúde e higiene da população.
O problema ganha ainda mais relevância diante do atual cenário epidemiológico. A falta de água dificulta medidas básicas de prevenção, como a limpeza de recipientes e a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da chikungunya.
Com a circulação da doença em alta nas aldeias, autoridades de saúde têm reforçado que o combate ao vetor depende não apenas de ações diretas, como aplicação de inseticidas e visitas domiciliares, mas também de condições adequadas de saneamento.
Nesse contexto, o governo federal tenta articular duas frentes simultâneas, sendo o enfrentamento imediato da epidemia, com envio de equipes e reforço na assistência, e investimentos estruturais para reduzir a vulnerabilidade das comunidades a longo prazo.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Irã analisa proposta dos EUA em meio a escalada militar no Golfo

Rio terá lei contra abuso a mulheres no transporte coletivo

Herança do Mão Santa: Equipe de Ponta Porã faz história e dedica título inédito ao padrinho

SP: ato critica uso de escola pública em filme contra Paulo Freire

Câmara de Ivinhema abre concurso com salários de até R$ 6,7 mil

Detran tem leilão online aberto com mais de 100 veículos

UEMS abre inscrições para processo seletivo de mestrado e doutorado com foco em letras e agronomia

Inscrições para o concurso de Fuzileiros Navais com vagas em Ladário terminam nesta segunda

Saque-aniversário do FGTS segue disponível em abril; veja quem pode retirar valores

Lula fala para milhares na Espanha e pede coerência dos progressistas
Mais Lidas

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

Carga milionária de maconha é descoberta em tanque de combustível agrícola

Prefeitura divulga lista de famílias pré-selecionadas para o "Minha Casa, Minha Vida"

Reserva de Dourados sofre com falta de água - Crédito: Adriano Moretto/Dourados News/Arquivo