quarta, 12 de fevereiro de 2025
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Em Glória de Dourados, pela 1ª vez prefeito rateia Fundeb

05 janeiro 2010 - 11h44

O prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Júnior (PSB) pela primeira vez produz um fato inédito na história do município, ou seja, providenciou o rateio dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), regulamentado através da Lei nº. 11.494, de 20 de junho de 2007, que dispõe sobre a aplicabilidade dos recursos educacionais em variados setores da Educação Básica em nosso País.

O Fundeb repassado aos cofres municipais é distribuído da seguinte maneira, 60% para gastos com pessoal do corpo docente, especificamente diretores, coordenadores e professores, aqueles que estão ligados diretamente à classe de aula. O restante, 40% refere-se às despesas de custeios. O prefeito Arceno Athas explica, “é necessário que se cumpram às leis que regem e disciplinam o ordenamento jurídico-contábil da administração pública em nosso país, e que, a aplicabilidade dos recursos públicos merece respeito”, enfatiza Athas adiantando ainda, “o rateio do Fundeb, colocado em prática pela primeira vez na história da administração pública de Glória de Dourados, é a demonstração da seriedade do nosso governo quando se trata de recursos públicos. Portanto, tudo aquilo que for de direito da Educação, nós vamos repassar exclusivamente para a Educação, e assim, sucessivamente”.

Professores, diretores e coordenadores ficaram felizes e ao mesmo tempo perplexos, felizes, com o repasse do rateio, perplexos, porque nunca tinham visto isto antes. Elogiaram o prefeito Dr. Arceno Athas por esta medida de tamanha envergadura, e pela forma democrática, eficaz e o verdadeiro cumprimento dos compromissos com os profissionais da Educação do município. Neste primeiro ano de mandato do prefeito Arceno Athas Júnior cumpriu-se as determinações estabelecidas na lei de sustentabilidade do Fundeb, ou seja, o prefeito providenciou o chamado “Rateio do Fundeb”, respeitando fielmente aos princípios da lei.

O rateio, embasado na sobra dos recursos do Fundo, somente no que se refere aos 60%, chegou à importância de R$ 136.438,51, recursos acumulados durante a temporada 2009, que foram devidamente rateados aos diretores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), de conformidade com os períodos de aulas, carga horária, bem como, melhor distribuição do rateio aos professores, diretores e coordenadores que participaram efetivamente dos cursos de aperfeiçoamentos patrocinados pela Prefeitura local via secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec).

Deixe seu Comentário

Leia Também

COMISSÃO

CPI da Manipulação de Apostas poderá ser prorrogada por mais 45 dias

ANÁLISE

Projeto obriga hospitais a adotar protocolo de acolhimento para mães em caso de natimorto ou óbito f

Ato autoriza indígenas a usar etnia como sobrenome em registros
DIREITOS HUMANOS

Ato autoriza indígenas a usar etnia como sobrenome em registros

SED divulga relação de profissionais temporários para o Programa AJA/MS
MATO GROSSO DO SUL

SED divulga relação de profissionais temporários para o Programa AJA/MS

CONCURSO

CNU: convocados têm até hoje para confirmar curso de formação

PROPOSTA

MS pode ter política de acolhimento e atendimento a estudantes autistas e neuroatípicos

TRÁFICO

Com ajuda de cães, polícia apreende mais de 120 kg de cocaína escondida em carga de carne

ORDEM DO DIA

Projeto que motiva jovens a doarem sangue é aprovado

DOURADOS

Inspetor Cabral cobra segurança para profissionais da saúde após agressão na UPA

IGUATEMI

Polícia incinera mais de 1,7 tonelada de drogas em MS

Mais Lidas

HOMOLOGAÇÃO

Pista do Aeroporto de Dourados passa por nova inspeção do GEIV

FURTO

Pulverizador agrícola avaliado em R$ 100 mil é recuperado em Dourados

INFRAESTRUTURA

Geraldo Resende celebra providências para duplicação da BR-163 em MS

ACIDENTE

Douradense morre após tombar carreta carregada com porcos no RS