Menu
Busca sábado, 08 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Egressa de Arquitetura e Urbanismo da Unigran publica artigo em renomada revista da área

06 julho 2020 - 14h50Por Da Redação

O artigo científico ‘Descarte de Podas Urbanas e Lixo Orgânico: Uma Análise sobre a Viabilidade de Implantação de um Pátio de Compostagem em Dourados – MS’, de autoria de Talita Paz Agueiro, foi publicado na revista ‘Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado 3’, organizada pela professora Jeanine Mafra Migliorini, da Atena Editora de Ponta Grossa – Paraná.  

O trabalho é resultado de uma pesquisa científica que Talita produziu recentemente, quando concluía o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran, e contou com a orientação do professor e coordenador Márcio de Melo Carlos Santos. O projeto teve como objetivo principal implantar um espaço para coleta de podas urbana e lixo orgânico, para transformá-los em adubo e depois devolver à sociedade. Além do reaproveitamento do material orgânico, a ideia ajuda a evitar problemas como o entupimento dos sistemas de águas pluviais pelos galhos e restos de folhas, evitaria o ajuntamento de insetos e animais que podem causar doenças, entre outros. 

“A sociedade poderia trocar o material por adubo para utilizar em suas casas, suas hortas domiciliares, plantas ornamentais, jardim e paisagismo. E a própria cidade, pode fazer uso, em uma troca, uma permuta de serviços: eu levo o lixo para ser transformado e me devolvem o adubo para eu continuar fazendo a ornamentação da cidade, essa é a proposta”, disse Márcio de Melo. O professor orientou toda a pesquisa da acadêmica e acredita que a ideia seja muito proveitosa para a cidade. 

O artigo de Talita já havia sido apresentado no Salão de Pesquisa da Unigran em 2019, conquistando o 2º lugar e, com a premiação, veio o convite de publicá-lo na revista. “O estudo realizado foi voltado a Dourados, procurei potencialidades na cidade que poderiam ser adaptadas para realidades mais sustentáveis e, após muitas pesquisas e com o apoio do meu orientador, chegamos ao resultado final do trabalho. Como o Trabalho de Conclusão do Curso é complexo e envolve diferentes etapas, adaptei o embasamento teórico para o Salão de pesquisa e, posteriormente, para a revista”, conclui a autora, que pretende dar continuidade à pesquisa por meio de um futuro mestrado.

http://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/35405O artigo está disponível no link: www.atenaeditora.com.br/post-artigo/35405.


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOF
Quatro veículos com cigarros que vinham para Dourados são apreendidos
UEMS
Mestrado em Ensino em Saúde abre inscrições a aluno especial e vinculado
POLÍCIA
‘Vou te matar na frente do seu filho’: Homem suspeita de traição e ameaça cunhado
JUDICIÁRIO
PGR recorre da decisão de Fachin que derrubou acesso a dados da Lava Jato
CAMPO GRANDE
Namorados que morreram em acidente trocavam juras de amor pela internet
INTERNACIONAL
Avião se parte em dois durante pouso na Índia e deixa 17 mortos
CAPITAL
Fogo se alastra para terrenos vizinhos depois de queimar 80 carros
EaD/UEMS
Inscrições para seleção de professores para graduação vão até 21 de agosto
COXIM
Caminhão tomba, uma pessoa morre e outra é socorrida em estado grave
Casa da Acolhida serve café da manhã em comemoração ao Dia dos Pais

Mais Lidas

INVESTIGAÇÕES
Polícia desarticula quadrilha responsável por furtos e tentativa de homicídio em Dourados
DOURADOS
Mãe e marido de adolescente de 12 anos são autuados por estupro de vulnerável
PANDEMIA
Com mais dois óbitos confirmados, Dourados chega a 61 mortes por coronavírus
DOURADOS
Equipe do Samu se desloca para atender vítima de facadas em bairro