Na próxima segunda-feira, dia 14 de dezembro, representantes do Sindicato Municipal dos
Trabalhadores em Educação – Simted de Dourados voltarão à Câmara Municipal de Dourados para fiscalizar se a prefeitura de Dourados não tentará colocar em votação projetos que alterem a forma de eleição dos diretores das escolas municipais e do Previd.
Embora o secretário de governo, Alziro Moreno tenha dado a sua palavra e os vereadores tenham se comprometido a não mudarem o sistema, inclusive o próprio líder do prefeito na Câmara, Júnior Teixeira, o Simted entende que a administração pública é bastante complexa e que pode acontecer de alguém da prefeitura insistir na mudança. É por isso que segunda-feira educadores de Dourados estarão mais uma vez na Câmara, ás 14 horas.
Proposta ou boato?
Pela informação que havia chegado ao Simted, a prefeitura retiraria da comunidade escolar o direito de escolher seus diretores e os servidores municipais não poderiam mais votar para eleger o seu presidente no Previd.
A informação fez com que houvesse uma mobilização dos educadores para impedir que medidas ditatoriais fossem implantadas, já que quando retirados os direitos, ficaria a critério do prefeito escolher quem colocaria nesses cargos estratégicos.
Com ajuda da mídia local os educadores se organizaram e manifestaram para impedir a ida de um provável projeto para votação do Legislativo. Até o deputado federal Geraldo Resende se mostrou contrário à medida.