domingo, 23 de janeiro de 2022
Dourados
38°max
24°min
Campo Grande
35°max
23°min
Três Lagoas
39°max
24°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Educação planeja calendário 2022 e projeta retomada 100% presencial na Reme

26 novembro 2021 - 09h03Por Thalyta Andrade

A Semed (Secretaria Municipal de Educação de Dourados) deve divulgar na semana que vem calendário do planejamento para o ano letivo de 2022 na Reme (Rede Municipal de Ensino). A estimativa é de que o cronograma que envolve pré-matrículas, lançamentos de editais, entre outros, seja definido o quanto antes.

“Semana que vem possivelmente estaremos lançando as datas para o edital de matrícula e de inúmeros processos seletivos para professor temporário e para todas as áreas que a gente faz contrato temporário dentro da educação. Então vamos lançar esses processos e também dar posse aos mais de 130 que já foram selecionados em outro edital, essa posse deve ocorrer em dezembro”, disse ao Dourados News a secretária municipal de educação, Ana Paula Benites.

A Reme atende atualmente a 32 mil alunos nas escolas, Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) e na escola agrotécnica. 

Para o ano que vem, a estimativa é de que as aulas sejam retomadas de forma 100% presencial, dentro da ‘normalidade’. Isso porque ainda existe uma parcela – ainda que pequena – de alunos que permanecem em atividades remotas por opção dos pais, mas essa modalidade não deverá ser ofertada em 2022, a não ser que haja uma mudança grande no cenário da pandemia de coronavírus.

“A perspectiva é que voltemos 100% presencial sem oferta de ensino remoto, mas isso não depende somente da educação e sim também da saúde e de demais órgãos de vigilância, que nos dão orientações. Pudemos voltar com esse retorno presencial no dia 16 de agosto, de forma escalonada. Lá na volta das férias de julho, ofertamos ao pai a opção do termo de compromisso que ele assinou em cada unidade escolar, escolhendo se o filho dele viria para o presencial escalonado ou permaneceria no remoto. E permanecemos dessa forma até quando voltamos no dia 18 de outubro com atividades presencias para as crianças cujos pais fizeram essa opção. Ainda temos alunos no ensino a distância, mas é uma minoria”.

Segundo Ana Paula, todas as unidades estão e permanecerão funcionando dentro dos protocolos e recomendações de biossegurança. Além disso, o avanço da vacinação também é um fator de amparo ao retorno 100% presencial ano que vem.

Merenda escolar

A secretária de educação falou ainda sobre a oferta de merenda escolar nas unidades de ensino, garantindo que não há falta de refeições na Reme e sim substituições pontuais de alimentos, considerando adaptações de cardápio que se fazem necessárias.

“Nos Ceims são ofertadas duas refeições, tanto de manhã quanto à tarde e nas escolas uma refeição, tirando a agrotécnica que é uma escola integral que oferta quatro refeições porque a criança entra de manhã e sai somente à tarde. De forma nenhuma houve algum momento em que faltou a merenda. A compra é feita de forma centralizada e a entrega é descentralizada. Não temos falta de merenda em nenhuma das nossas unidades escolares. O que há é a não obrigatoriedade de eu servir pão todos os dias. Ele pode ser substituído por biscoito. O leite é substituído por uma vitamina, por um suco. Então existe uma lista de substituição dentro do cardápio elaborado pelas nutricionistas considerando alimentos da época, por exemplo. Mas falta de merenda não temos”, garantiu.

Vagas

Com relação à oferta de vagas para 2022, Ana Paula destacou que ainda este ano, após 100 dias de governo, a fila de alunos que aguardavam vagas em Ceims foi zerada e ressaltou que nenhum pai que fizer a inscrição indicando que quer uma vaga na Reme deixará de ser atendido.

“É importante fazer a inscrição, a pré-matrícula solicitando a vaga, porque se não tem o pedido não tem como a gente fornecer. O pai que não é da rede e tem interesse em trazer esse aluno ou aquele pai que quer uma transferência de unidade de ensino, vamos tratar disso na semana que vem com calendário específico. Mas, já estamos trabalhando na elaboração para 2022 e todo mundo que tem interesse em trazer seu filho para a rede municipal de ensino será bem acolhido”, finalizou a secretária.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Governador do Rio detalha ações do programa Cidade Integrada
BRASIL

Governador do Rio detalha ações do programa Cidade Integrada

Terceira Turma realizará primeiras sessões de fevereiro por videoconferência
STJ

Terceira Turma realizará primeiras sessões de fevereiro por videoconferência

BRASIL

PDT questiona medidas de desestatização da companhia de saneamento do RS

BRASIL

Mostra de Tiradentes discute mudanças do cinema em meio à pandemia

Distrito Federal inicia vacinação de crianças a partir de 6 anos
COVID-19

Distrito Federal inicia vacinação de crianças a partir de 6 anos

MS

No período de férias, Bombeiros alertam para cuidados durante as trilhas

PANDEMIA

STJ convoca sessão extraordinária do Pleno para discutir retorno das atividades presenciais

COVID-19

Reforço de marca diferente é mais eficaz para vacinados com CoronaVac

BRASIL

Livraria do STF disponibiliza downloads gratuitos de obras

V Concurso Extrajudicial

TJ convoca candidatos para prova escrita e prática no dia 6 de fevereiro

Mais Lidas

REGIÃO

Grave acidente deixa oito mortos em rodovia

DOURADOS

Morto em confronto, além de ser suspeito de morte de menor, tinha extensa ficha criminal

DOURADOS

Dois são flagrados com droga na PED

TRÁFICO DE DROGAS

Cocaína que saiu da região de fronteira do MS é interceptada em SP