Menu
Busca terça, 18 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Eco-ponto vira lenda em Dourados!, por Bruno Campos

28 janeiro 2011 - 13h18

Faz um bocado de dias, meses e por que não anos, que vem sendo lançadas notícias em diversos veículos da imprensa da cidade e região dizendo que os Eco-pontos se transformarão em realidade em pelo menos quatro locais da área urbana de Dourados. Os eco- pontos consistem em uma das soluções mais adequadas para solucionar problemas ambientais relacionados à destinação dos restos de podas de árvores e entulhos de construções, entre outros resíduos de difícil tratamento adequado por parte dos moradores. O ex-secretário de Serviços Urbanos da administração Artuzi, chegou a afirmar diversas vezes durante entrevistas que o processo de constituição dessas áreas estava em andamento, e que o primeiro eco- ponto a ser instalado seria o da área localizada ao lado do “Parque Ambiental do Córrego Rego D`Água”, no Jardim Água Boa.

O fato é que, a política ambiental do Município de Dourados já é uma piada sem maiores turbulências político- administrativas, visualizem só o que virou depois daquele bochicho todo que estremeceu a “normalidade” política douradense. O próprio secretário da pasta citada acima apareceu em meio às denúncias, supostamente envolvido com o esquema de corrupção. Depois desses acontecimentos, a situação ambiental do município que, repito, não era nada boa, só vem piorando progressivamente. No que diz respeito aos impactos gerados pela falta dos Eco- pontos, pode-se afirmar que trata-se de um problema crônico, estrutural da nossa sociedade. Lixões a céu aberto espalhados por diversos espaços ociosos da cidade ou em vias de pouco tráfego são uma lamentável realidade.

Estabelecer e executar ações coordenadas que visem conservar o ambiente não é prioridade de nenhum plano de governo, e isso é o simples reflexo das características da nossa comunidade, que não internalizou ainda o seu papel integral na cidadania, pois, costuma ser uma legítima reivindicadora do direto à cidade, mas muitas vezes falha ao não cumprir deveres essenciais. Por exemplo, a não existência das áreas adequadas para a disposição desses tipos de resíduos pode ser devido ao hábito de não buscar fazer o adequado, o que consequentemente não gera a pressão natural da população (principalmente os mais beneficiados pelo direito à cidade) sobre as instituições responsáveis.

Mas deixando para adiante essas soluções mais programáticas e voltando a atenção para a essência deste texto, volto a afirmar: Acho que o eco- ponto virou uma lenda! Não uma lenda viva, pois nem chegou a sair do papel, mas sim uma lenda morta, sem cara, sem jeito. Uma pena não é? Mas penas à parte, espero que, com a eleição do Prefeito tampão definitivo no próximo dia 06, as desculpas de turbulência e organização da casa tenham um fim e a secretaria responsável por tal serviço priorize esforços na solução desse grande problema. Assim sendo, um passo importante será dado para a constituição de um gerenciamento mais integrado dos resíduos da nossa cidade, transformando em realidade os primeiros eco- pontos para cumprir essa função.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Moto é furtada no Jardim São Pedro
DOURADOS
Moto é furtada no Jardim São Pedro
SONORA
Lixão irregular gera termo do MP com medidas de reparação
Polícia recupera bicicletas e prende jovem por receptação
DOURADOS
Polícia recupera bicicletas e prende jovem por receptação
COTAÇÃO
Dólar fecha em queda de 0,23%, de olho no cenário externo e na CPI da Covid-19
Senador pede a inclusão de frentistas nos grupos prioritários para vacinação contra covid
CONGRESSO NACIONAL
Senador pede a inclusão de frentistas nos grupos prioritários para vacinação contra covid
SUPLEMENTAR
TRE/MS marca data e Sidrolândia elege novo prefeito em junho
BODOQUENA
Neno Razuk solicita recursos a Agraer para compra de equipamentos para produtores
DOURADOS
Com arma de fogo, jovem rouba bar no Jardim Santo André
DOURADOS
Conselho Tutelar alerta famílias sobre sinais que indicam abuso sexual
TACURU
Operação Cupim investiga crime ligado a peculato

Mais Lidas

POLÍCIA
'Apaixonado', rapaz furta objetos na PED para ser preso e reencontrar marido
CLIMA
Frio mais intenso do ano é previsto para esta semana em Dourados
REGIÃO
Mulher mata o marido a facadas após discussão em MS
FEMINICÍDIO
Mulher é encontrada morta com golpe de faca no pescoço na região do João Paulo II