A primeira atualização de 2021 do mapa situacional do coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul revela melhora na avaliação de Dourados. A classificação de risco é elaborada por equipe técnica do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) divulgada nesta quinta-feira (14).
O município entrou na faixa de risco mais elevado na avaliação do Governo do Estado no dia 18 de dezembro de 2020.
Desde então, Dourados permaneceu com média de casos de Covid acima de 100 por dia, taxa de ocupação de leitos públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) acima de 80%, além de 29 óbitos atribuídos a esta doença somente entre o dia 1º a 14 de janeiro do ano corrente.
Mesmo assim, a maior cidade do interior do Estado deixou a bandeira cinza, em alusão ao nível de risco extremo, para integrar o grupo de municípios com bandeira vermelha, em alusão ao nível de risco alto.
Para a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Christine Maymone, os resultados revelam que apesar do avanço de algumas cidades, em contexto geral, ainda é preciso avançar.
“A maioria do Estado está na faixa vermelha, que é de alto risco. Temos observado uma redução na taxa de contágio, para 1,02, porém associamos isso mais à diminuição da circulação de gente e redução do poder de compras neste período pós-festas e por causa das viagens de quem está em período de férias”, comentou.
Mapa da Covid
O novo mapa situacional das quatro macrorregiões de Saúde (Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados) apresenta duas cidades com bandeira cinza: Dois Irmãos do Buriti e Japorã, na considerada faixa de risco extremo.
Na bandeira vermelha, 34 cidades: Alcinópolis, Anaurilândia, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Juti, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Paraiso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora e Três Lagoas.
Os demais municípios pontuam o grau médio, ou seja, bandeira laranja e nenhuma localidade estão hoje nas consideradas bandeiras mais leves: a amarela e a verde.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Suspeitos de latrocínio tentado são detidos em Mundo Novo

Dourados atinge 200 mortes por Covid-19 no dia da chegada da vacina

Resultado preliminar da seleção de profissionais de saúde é divulgado

"Boca de fumo" é fechada e mulher presa suspeita de tráfico de drogas

Em alerta para chuvas intensas, Dourados já supera 160 milímetros

Mulher é presa carregando 20 kg de maconha em ônibus na MS-164

Foragido da justiça é preso após investigação de furto de celular

HC tem linha de cuidado completa para atendimento de doenças cardíacas

Dourados começa vacinação contra Covid-19 entre profissionais de saúde na Vila Índio

Transferências correntes garantiram R$ 10 milhões ao município na quinzena
Mais Lidas

Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão

Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados

Comitê alerta para crescente da Covid e prefeito expede decreto com novas regras
