Menu
Busca quinta, 16 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
RURAL

Dourados vai sediar a abertura nacional do plantio da soja

09 setembro 2014 - 09h31

A cidade de Dourados sedia nos dias 24 e 25 deste mês a abertura do plantio nacional da soja. Os eventos que marcam o início do cultivo da oleaginosa no país acontecem no Sindicato Rural de Dourados, com a presença da mídia nacional, incluindo a caravana ‘Soja Brasil’, do Canal Rural.

De acordo com Maurício Saito, presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), entidade que organiza o evento, a escolha de Dourados é em função de o município ser um pólo regional muito importante de produção de soja no Brasil. Ele também destaca a importância do Estado no cenário nacional de produção agrícola.

Na última sexta-feira, Maurício, acompanhado de Marisvaldo Zeuli, presidente do Sindicato Rural de Dourados, se reuniu com o prefeito Murilo, que definiu a Prefeitura como parceira do evento. São parceiros do evento também a Fundação MS, Fundação Chapadão, Embrapa Agropecuária Oeste e o Governo do Estado, através da Agraer e Seprotur.

A abertura oficial acontece no dia 24, uma quarta-feira, às 9 horas, com participação de autoridades federais e estaduais. Durante a tarde deste dia e todo o dia 25 haverá uma série da atividades para o produtor, segundo Maurício. Entre as atividades está um workshop sobre a lagarta Helicoverpa, que preocupa bastante os produtores.

A carreta do Canal Rural ficará estacionada em Dourados nos dois dias, com várias atividades ao produtor e divulgando a produção da região. A estrutura do evento no Sindicato Rural compreenderá ainda de tendas de empresas produtores de máquinas e insumos, que divulgarão novas tecnologias aos produtores.

Maurício agradeceu ao prefeito Murilo pela parceria e também as outras entidades. Só com essas parcerias, segundo ele, é possível realizar um evento desse tamanho.

###A safra
A safra 2014/2015 no Brasil tem estimativa de produção recorde, na casa das 94 milhões de toneladas, um aumento de quase 9% em relação à 2013/2014, que foi de 86 milhões de toneladas.

Para o presidente nacional da Associação dos Produtores de Soja do Brasil, Almir Dalpasquale, que é de Mato Grosso do Sul, a nova safra exige um novo desafio para o produtor. Ele lembrou que os sojicultores não devem se preocupar somente com os preços, mas também com o clima.

“Uma nova safra sempre é um desafio para os produtores. Além dos preços, o clima é outro fator importante para ficarmos de olhos. Não podemos nos esquecer de que precisamos da ajuda de São Pedro para uma boa safra”, disse Dalpasquale ao Canal Rural.

Dourados é obteve produtividade média de 48 sacas/hectare na última safra. O município é um dos pioneiros no uso do Sistema de Plantio Direto. Almir diz que a escolha de Dourados para receber o evento significa a melhor rota para reunir todas as autoridades. No ano passado a abertura foi em Mato Grosso.

O prefeito Murilo ficou muito contente com a escolha de Dourados. “Nossa cidade tem recebido grandes eventos nos últimos anos. Isso é fruto de um trabalho sério que realizamos para resgatar a imagem da cidade e revelar o seu grande potencial”, diz Murilo. “Um evento como esse em nossa cidade comprova que estamos no caminho certo e que quem investe em Dourados se dá bem”, afirma o prefeito.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Marisvaldo Zeuli, Dourados é referência na produção agrícola local e o evento se torna providencial. “É um evento que poderia acontecer em muitos outros locais do país e optaram por Dourados, peço que os produtores venham prestigiar o evento. Foi uma boa escolha”, afirma Zeuli.




Deixe seu Comentário

Leia Também

Ambiental surpreende infratores pescando na Cachoeira do Apa 
CRIME AMBIENTAL
Ambiental surpreende infratores pescando na Cachoeira do Apa 
PUBLICAÇÃO
Prazo para envio de trabalhos da Revista da PGE termina amanhã
Acusado de assassinato, homem é flagrado levando foragido ao Paraguai
Números da pandemia
Média móvel de mortes por Covid fica acima de 500 pelo 3º dia
CAMPO GRANDE
Homem armado invade residência e estupra adolescente de 15 anos
MS
Tribunal de Justiça inicia curso de formação dos novos juízes substitutos
ACIDENTE
Funcionário morre esmagado por égua em fazenda do Pantanal
SAÚDE
Justiça pede transparência nos reajustes de planos de saúde coletivos
JUSTIÇA
PM's de São Paulo presos com drogas no MS são condenados a 6 anos em regime semiaberto
DOURADOS
Ministro destaca investimento de mais de R$ 30 mi em MS e fala sobre Marco Temporal

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
TRAGÉDIA EM SP
Sócio de usina em MS e mais 6 pessoas morrem em acidente com aeronave
DOURADOS
Embriagado, dono de bar agride e ameaça funcionária
DOURADOS
Para desafogar 'avenida da morte', obra em trevo da BR-163 começa no próximo mês