quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
INDÚSTRIA

Dourados terá 1º laboratório de inovação em alimentos do País

14 julho 2014 - 09h20

Em sintonia com as novas necessidades do mercado em que a criatividade é uma ferramenta fundamental de competitividade nos negócios, o Senai de Mato Grosso do Sul passará a oferecer aos empreendedores a oportunidade de desenvolver projetos inovadores na área de alimentos. Trata-se do Laboratório de Inovação e Criatividade, que será implantado dentro do Instituto Senai de Inovação – Alimentos (IST Alimentos), a ser inaugurado em Dourados no próximo dia 25 de julho.

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, trata-se do único laboratório do País voltado para trabalhar a parte de inovação e criatividade na área de alimentos, o que torna Mato Grosso do Sul referência nacional nos produtos e processos criativos no setor. “A implantação do laboratório representa um importante avanço para as indústrias do Estado, que passam a contar com mais uma infraestrutura para desenvolver projetos com suporte e tecnologia. Por ser o único no Brasil, o laboratório significa um marco importante para Mato Grosso do Sul, pois será referência e vai atender todo o país, transbordando as fronteiras”, declarou.

Ele informou ainda que, em todo o país, serão cinco laboratórios em diversas áreas nos Estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Paraná. “Esta é mais uma do Senai para instigar a cultura da inovação no setor industrial”, afirmou. Para abrigar o Laboratório de Inovação e Criatividade, o CPA (Centro de Processamento de Alimentos) do Senai de Dourados será todo readequado com novos equipamentos e salas.

De acordo com o gerente de tecnologia e inovação do Senai, Gilberto Evidio Schaedler, a previsão é que o laboratório passe a funcionar a partir de outubro deste ano. Nesta fase de implementação do laboratório, o Senai está discutindo a estruturação e modelo de gestão do laboratório. “Ainda neste mês, teremos reuniões com dirigentes da área de tecnologia do Senai Nacional para conhecer a infraestrutura e tratar das ações de implementação do projeto”, comentou.

Ele acrescenta que o programa conta com uma parceria do Sebrae, que irá apoiar projetos de até R$ 50 mil. Atualmente, no Brasil, o empreendedor que quer investir em inovação precisa contar com a boa vontade de laboratórios de universidades, centros de pesquisa e ensino, ou adquirir equipamentos necessários e contratar os profissionais – um processo mais caro e burocrático, que implica em endividamento e diminui as chances de sucesso.

###Projeto
O programa irá oferecer a estrutura da instituição para a prototipagem de produtos – etapa fundamental em processos de inovação, que dá forma à ideia desenhada na prancheta. Esta é mais uma ação do conjunto de iniciativas do Senai e da CNI (Confederação Nacional da Indústria) para estimular a cultura da inovação no setor industrial.

Dourados é o principal polo industrial, comercial e de serviços da Região e se destaca por ser o segundo maior PIB do Estado. Apesar da predominância do agronegócio, a produção industrial já ocupa espaço significativo na economia sul-mato-grossense, sobretudo no setor de alimentos e bebida.

Devido ao grande destaque na região deste setor, Dourados foi escolhida para abrigar o Laboratório de Inovação e Criatividade. O objetivo é disponibilizar o livre acesso ao CPA no conceito “living lab”, que significa laboratório vivo, com foco na criação, co-criação de novos produtos alimentícios, desde a concepção da ideia, treinamento e modelamento de negócios empreendedores.


Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta