Menu
Busca sábado, 18 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
INDÚSTRIA

Dourados terá 1º laboratório de inovação em alimentos do País

14 julho 2014 - 09h20

Em sintonia com as novas necessidades do mercado em que a criatividade é uma ferramenta fundamental de competitividade nos negócios, o Senai de Mato Grosso do Sul passará a oferecer aos empreendedores a oportunidade de desenvolver projetos inovadores na área de alimentos. Trata-se do Laboratório de Inovação e Criatividade, que será implantado dentro do Instituto Senai de Inovação – Alimentos (IST Alimentos), a ser inaugurado em Dourados no próximo dia 25 de julho.

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, trata-se do único laboratório do País voltado para trabalhar a parte de inovação e criatividade na área de alimentos, o que torna Mato Grosso do Sul referência nacional nos produtos e processos criativos no setor. “A implantação do laboratório representa um importante avanço para as indústrias do Estado, que passam a contar com mais uma infraestrutura para desenvolver projetos com suporte e tecnologia. Por ser o único no Brasil, o laboratório significa um marco importante para Mato Grosso do Sul, pois será referência e vai atender todo o país, transbordando as fronteiras”, declarou.

Ele informou ainda que, em todo o país, serão cinco laboratórios em diversas áreas nos Estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Paraná. “Esta é mais uma do Senai para instigar a cultura da inovação no setor industrial”, afirmou. Para abrigar o Laboratório de Inovação e Criatividade, o CPA (Centro de Processamento de Alimentos) do Senai de Dourados será todo readequado com novos equipamentos e salas.

De acordo com o gerente de tecnologia e inovação do Senai, Gilberto Evidio Schaedler, a previsão é que o laboratório passe a funcionar a partir de outubro deste ano. Nesta fase de implementação do laboratório, o Senai está discutindo a estruturação e modelo de gestão do laboratório. “Ainda neste mês, teremos reuniões com dirigentes da área de tecnologia do Senai Nacional para conhecer a infraestrutura e tratar das ações de implementação do projeto”, comentou.

Ele acrescenta que o programa conta com uma parceria do Sebrae, que irá apoiar projetos de até R$ 50 mil. Atualmente, no Brasil, o empreendedor que quer investir em inovação precisa contar com a boa vontade de laboratórios de universidades, centros de pesquisa e ensino, ou adquirir equipamentos necessários e contratar os profissionais – um processo mais caro e burocrático, que implica em endividamento e diminui as chances de sucesso.

###Projeto
O programa irá oferecer a estrutura da instituição para a prototipagem de produtos – etapa fundamental em processos de inovação, que dá forma à ideia desenhada na prancheta. Esta é mais uma ação do conjunto de iniciativas do Senai e da CNI (Confederação Nacional da Indústria) para estimular a cultura da inovação no setor industrial.

Dourados é o principal polo industrial, comercial e de serviços da Região e se destaca por ser o segundo maior PIB do Estado. Apesar da predominância do agronegócio, a produção industrial já ocupa espaço significativo na economia sul-mato-grossense, sobretudo no setor de alimentos e bebida.

Devido ao grande destaque na região deste setor, Dourados foi escolhida para abrigar o Laboratório de Inovação e Criatividade. O objetivo é disponibilizar o livre acesso ao CPA no conceito “living lab”, que significa laboratório vivo, com foco na criação, co-criação de novos produtos alimentícios, desde a concepção da ideia, treinamento e modelamento de negócios empreendedores.


Deixe seu Comentário

Leia Também

Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
CAPITAL
Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
TELEFONIA
Governo edita decretos para tentar destravar licitação do 5G
Casal é preso por golpe ao vender carro alugado e alegar "furto"
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
OPORTUNIDADE
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
CAMPINAS
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
DOURADOS
Faculdade Intercultural Indígena publica moção contra o marco temporal
FOGO AMIGO
Militar baleado ao defender mulher na rua recebe alta de hospital
ESPORTE
Dourados enfrenta Miranda na semifinal da Copa Morena neste sábado
PARAGUAI
Com mandado de prisão em abertos, brasileiro é expulso do Paraguai
EDUCAÇÃO
UEMS regulamenta retomada gradual das atividades presenciais

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
DOURADOS
'Trevo do DOF' terá viaduto de 40m e ficará pronto em oito meses
DOURADOS
Homem morre no hospital depois de ser atropelado na área central