A sensação térmica na tarde deste sábado (11/1) em Dourados, atingiu 39,2°C. O dado divulgado pelo Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, vem acompanhado de alerta devido aos impactos do ‘calorão’ ao organismo.
O marco foi registrado às 13h45. No mesmo horário, a temperatura real na cidade era de 33,6°C. A umidade relativa do ar, que influencia na disparidade entre o calor do termômetro e o calor sentido na pele, chegou a 55%.
Os ventos, também responsáveis pela formação da sensação térmica, marcaram 8.6 km/h.
O alerta da Embrapa para os riscos à saúde humana ficou em estado de “muita atenção”. Os meteorologistas apontam que “o calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal estar, inquietação e perda de concentração. Além disso, pode causar fadiga, câimbra e esgotamento”.
A temperatura máxima prevista para este sábado é de 34°C, segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos). A partir desta tarde pancadas de chuva devem ser registradas a qualquer momento, podendo estender para o período da noite.
O Cptec está com alerta para adversidades climáticas em parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, ativado desde às 00h deste sábado. Dourados integra a lista de municípios com risco de serem afetados.
São esperados tempestade de raios, granizos, chuvas intensas e vendaval.