Menu
Busca domingo, 17 de janeiro de 2021
(67) 99659-5905
PREVENÇÃO

Dourados tem mais de 1,3 mil pessoas em tratamento para HIV

01 dezembro 2020 - 10h48Por Jessica Beatriz

Desde às 8h da manhã desta terça-feira (01), uma equipe do Programa Municipal IST - Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, está na praça Antônio João, em Dourados, para uma ação informativa. A Campanha “Fique Sabendo” seguirá até às 17h e faz parte da programação que marca o Dia Mundial da Luta contra a Aids.

Atualmente, a maior e mais populosa cidade do interior do Estado soma 1.353 pessoas em terapia antirretroviral, tratamento que visa reduzir a carga viral do paciente, desses, 801 são homens e 552 mulheres. Entre os diagnosticados, há uma criança em tratamento.

Somente no ano de 2020, foram confirmados 88 casos de HIV, dentre eles, 61 são do sexo masculino e 27 do sexo feminino. A maior parte dos diagnosticados, um total de 39, tem idades entre 21 e 30 anos. Em seguida aparece a faixa etária de 31-40 (24 casos), 41-50 (13), 11-20 (06), 51-80 (05) e 0-10 (01).

Especificamente sobre o HIV, a testagem é simples e pode ser realizada em até 30 minutos. Apesar de a campanha ser apenas hoje na praça central, os exames podem ser realizados gratuitamente e de forma sigilosa durante todo ano no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), localizado na Rua dos Missionários, nº 420, Jardim Caramuru.

Embora o tratamento para HIV seja totalmente gratuito, ainda há um estigma em relação à doença, de acordo com a enfermeira do SAE, Patrícia Rossales Piassarollo, “ainda existe o preconceito, existe o receio de procurar esse teste. Às vezes têm pessoas que tem o receio de ir lá fazer e alguém ver”, disse ela.

O tratamento antirretroviral é recomendado para todas as pessoas que tem HIV e deve ser iniciado quanto antes para diminuir a multiplicação do vírus no organismo, reduzindo a transmissão. Em caso de gestantes, a atenção adequada no pré-natal e o tratamento podem evitar a transmissão para o bebê.

Além da prevenção, o diagnóstico precoce é importante, “quanto mais rápido souber melhora o prognóstico da doença, de tratamento, de qualidade de vida”, explicou a enfermeira Patrícia. Aliado a prevenção do HIV, o Prep (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) pode evitar a infecção caso ocorra exposição ao vírus.

Esse tratamento consiste no uso diário de medicação antirretroviral, por pessoas não infectadas, para reduzir o risco de contrair o HIV. Normalmente, esse método é indicado para as ‘populações-chave’ e casais soro discordantes, junto ao uso de preservativo em todas as relações.

Exames na Praça Antônio João

De acordo com a coordenação do programa, a campanha de hoje é efetuada a partir da distribuição de materiais educativos, preservativos masculino/feminino e gel lubrificante. Além disso, durante todo o dia, serão disponibilizados em torno de cem testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis.

Caso os exames realizados na praça Antônio João apresentem alguma alteração, serão encaminhados ao SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado) para fazer um teste confirmatório e dar continuidade ao tratamento, que são feitos através de exames, medicamentos e acompanhamento periódico.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Foragido da Justiça é preso em São Gabriel do Oeste
Técnicos da Anvisa recomendam uso emergencial da vacina de Oxford
CORONAVÍRUS
Técnicos da Anvisa recomendam uso emergencial da vacina de Oxford
LUTO NA MÚSICA
Phil Spector, ex-produtor do Beatles, morre aos 81 anos
Adolescente e jovem furtam bicicleta motorizada de pátio do Detran
RIO VERDE
Adolescente e jovem furtam bicicleta motorizada de pátio do Detran
Dourados tem mais duas mortes e 148 casos confirmados de coronavírus em 24 horas
PANDEMIA
Dourados tem mais duas mortes e 148 casos confirmados de coronavírus em 24 horas
PANDEMIA
Brasília recebe 15 pacientes com covid-19 procedentes de Manaus
CAMPO GRANDE
Homem é atingido por tiro no tórax e socorrido por desconhecido
LEI
Governo do Rio cria carnaval fora de época
PANDEMIA
MS ultrapassa 150 mil casos de coronavírus e soma 2.674 óbitos
EDUCAÇÃO
Enem: confira hoje a correção das provas ao vivo

Mais Lidas

DOURADOS 
Jovem cai de moto e pede ajuda após levar facada
PANDEMIA 
Dourados tem oito mortes por Covid em 24 horas  
OPERAÇÃO
Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV
DOURADOS 
Prefeitura anula 75 das exonerações anunciadas no meio da semana