segunda, 20 de abril de 2026
Dourados
36ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CLIMA

Dourados tem dois alertas de tempestade e risco de ventos fortes até terça

09 março 2026 - 16h04Por Jessica Beatriz

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade para Dourados nesta segunda-feira (9), indicando a possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e trovoadas até a noite de terça-feira (10).

O primeiro aviso é classificado com grau de severidade de “Perigo Potencial” e começou às 10h desta segunda-feira. O alerta segue válido até 23h59 de terça-feira (10). De acordo com o instituto, há previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h. Nessas condições, o risco é considerado baixo, mas há possibilidade de queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Além desse aviso, o Inmet também publicou um segundo alerta, desta vez com grau de severidade classificado como “Perigo”, o que indica um cenário de maior intensidade das tempestades. Nesse caso, a previsão aponta chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados entre 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos que podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h. Nessas situações, aumenta o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas.

O instituto orienta que, durante rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e de descargas elétricas, e também não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Outra recomendação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, em situações mais intensas, desligar os equipamentos elétricos e o quadro geral de energia, se possível. Em casos de emergência ou necessidade de orientação, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

A previsão do tempo indica que a instabilidade deve continuar nos próximos dias. Para terça-feira (10), a expectativa é de mínima de 23°C e máxima de 29°C, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia. Já para quarta-feira (11), a previsão aponta mínima de 22°C e máxima de 32°C, também com muitas nuvens e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas.

Dados do sistema Guia Clima, mantido pela Embrapa, mostram que nesta segunda-feira (9) a temperatura máxima registrada em Dourados foi de 28,8°C às 9h27. Durante a tarde, por volta das 15h30, os termômetros marcavam 21,9°C.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Morador do Jardim Colibri cai em golpe ao tentar comprar veículo em Dourados
POLÍCIA

Morador do Jardim Colibri cai em golpe ao tentar comprar veículo em Dourados

Procon de Mato Grosso do Sul monitora preço do diesel
CONSUMIDOR

Procon de Mato Grosso do Sul monitora preço do diesel

Drone é flagrado tentando entregar drogas dentro da PED
DOURADOS

Drone é flagrado tentando entregar drogas dentro da PED

Lula diz que África do Sul não pode ser vetada do G20
INTERNACIONAL

Lula diz que África do Sul não pode ser vetada do G20

Idosa perde R$ 13,2 mil após cair no golpe do "falso advogado"
DOURADOS

Idosa perde R$ 13,2 mil após cair no golpe do "falso advogado"

TRÊS LAGOAS

Governo reforça manutenção do Pronto Atendimento do HR após alinhamento com município

DOURADOS

Com hospitais lotados e rede colapsada, Marçal decreta calamidade em saúde pública

DANÇA

Espetáculo "Entre Nós" leva ao palco histórias e emoções do universo feminino em Dourados

ESPORTE

Brasil é prata com nova série de 5 bolas em etapa da Copa do mundo

DOURADOS

Confusão entre vizinhos no Jardim Canaã vira caso de polícia

Mais Lidas

DOURADOS

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

ECONOMIA

Saque-aniversário do FGTS segue disponível em abril; veja quem pode retirar valores

DOURADOS

Prefeitura divulga lista de famílias pré-selecionadas para o "Minha Casa, Minha Vida"

REGIÃO

Trio é preso por furto de cerca de 360 quilos de fios de cobre